Desafio famila e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO COM FAMÍLIAS: UM DESAFIO PARA OS ASSITENTES SOCIAIS
FAMÍLIA: DEMANDAS PARA O SERVIÇO SOCIAL

A prática social dos assistentes sociais com famílias acompanha a história da profissão, oque os leva a buscar formas de atendimento mais eficazes e efetivas. O presente estudo se propõe identificar as metodologias de atenção às famílias, desenvolvidas pelo serviço social. A finalidade dosserviços concentra-se na área da assistência, seguida da educação e da pesquisa, como referencial teórico-metodológico, percebemos diferentes vertentes, revelando ecletismo na condução dos trabalhos.Como instrumental técnico operativo, se sobressaem os encaminhamentos, as visitas domiciliares, o estudo e o parecer social, já a forma de atuação transita entre a disciplinaridade e ainterdisciplinaridade. Constatamos que o trabalho com famílias envolve quatro etapas: entrada da família, identificação, acompanhamento e seu desligamento. Os profissionais ressaltam resultados positivos e aimportância de se contemplar a família como totalidade.
Família na perspectiva crítica.
Segundo o texto lido de Jéssica Carolina Medeiros, analisamos que a família na perspectiva crítica, sua visãogeneraliza primeiramente a família nuclear, formada por mãe pai e filho. Relatando diferentes formas de constituições de famílias em diferentes épocas, como por ex: na Grécia antiga, o casamento erarealizado entre um homem com outro homem, pois o papel da mulher era coadjuvante, ou seja, apenas a procriação.
Já no séc. XVI e XVII a constituição da família era apenas por interesse, não existia o amor, eo sexo era extra conjugal , pois os filhos nesta época não tinham ligação emocional com os pais, devido ao nascerem serem entregues às amas de leite para amamentação.
A família e os processos deexclusão social.
A família era discriminada com preconceito e abandonos por terem homossexuais em seu âmbito. Da mesma forma em relação ao idoso por ser considerado improdutivo para sociedade....
tracking img