Qualidade de vida e terapia ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O trabalho consiste em uma revisão bibliográfica sobre Qualidade de Vida e Terapia Ocupacional. Foram utilizados para a pesquisa bases de dados virtuais e artigos de revistas científicas específicas de Terapia Ocupacional por considerá-las fontes mais acessíveis para a população acadêmica.
A Qualidade de Vida é um tema que tem sido cada vez mais estudado, tanto no que serefere às conceituações teóricas quanto à sua aplicação na prática cotidiana da população, pois se refere à compreensão através de resultados e percepções individuais, podendo assim variar de acordo com a experiência de cada individuo em um determinado momento de sua vida (KLUTHCOVSKY 2007).
Tem sido utilizado esse tema pelos pesquisadores em trabalhos cujo tema principal é a promoção da saúde.Acredita-se que a qualidade de vida está relacionada à sensação de bem-estar, autonomia, independência, satisfação pessoal; questões estas pertinentes a cada um, pois estão vinculadas ao comportamento e hábitos de vida pessoal (KLUTHCOVSKY 2007; CELICH et. al. 2010).
O conceito de Qualidade de Vida começa a ser lapidado desde o nascimento do individuo, pois o ser humano é inserido em uma cultura, queo conduz a um aprendizado de hábitos, que podem ser normais dentro desse grupo ou não. Aspectos como alimentação, prática de atividades físicas e lazer, entre outros, promovem o aumentando da qualidade de vida (LIMA 2002, DUARTE e LAGUNEIRO 1991).
MOTA (2004) define que a saúde é mantida quando o indivíduo consegue realizar suas atividades e ocupações em casa, na escola e no trabalho entreoutros. O terapeuta ocupacional intervém quando identificado um prejuízo nas ocupações de um indivíduo, gerando sofrimento a si próprio e àqueles que convivem com ele. BARROS (2010), relata que os terapeutas dentro do campo da saúde identificam, analisam e interpretam as desordens ocupacionais humanas, e realizam o trabalho de prevenção, promoção, proteção e reabilitação. Nos atendimentos, que podem serindividuais ou em grupo são realizadas reproduções de diversas atividades humanas, como as artes, o trabalho, o lazer, a cultura, as atividades artesanais, o autocuidado, as atividades cotidianas, sociais, outras.




















1.1. TERAPIA OCUPACIONAL

A profissão surgiu a partir de dois percursos, dentro dos hospitais gerais, com internações delonga duração para doentes crônicos e, no tratamento para a reabilitação da capacidade funcional de incapacitados físicos. Os processos terapêuticos dentro dos hospitais eram realizados através de atividades de recreação ocupacional e laborterapia; Com os incapacitados físicos as atividades viabilizavam o autocuidado, o lazer, a produtividade, e a restauração das capacidades e desempenhofuncionais para vida cotidiana (DE CARLO; BARTALOTTI, 2001).
No Brasil, a profissão se apresentou formalmente após a Segunda Guerra Mundial (1969), através de programas de reabilitação da América Latina, conveniadas a organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Internacional do Trabalho(OIT) (DE CARLO; BARTALOTTI, 2001).
A profissão de Terapia Ocupacional reúne conhecimentos interdisciplinares das áreas da educação, saúde, social e do cotidiano dos pacientes que apresentam deficiência, déficit ou incapacidade física ou mental, podendo ser temporária ou permanente; Quanto às modalidades, os atendimentos podem ser realizados em ambulatórios, brinquedotecas, Unidade Básica de Saúde(UBS), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Programa Saúde da Família (PSF), Centros de Convivência, Centro Comunitário, Centros de Reabilitação, Centros de Saúde, clínicas especializadas, consultórios particulares, domicílio do paciente, escolas, creches, estabelecimentos de ensino superior, hospitais gerais e especializados, hospitais-dia,...
tracking img