Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Alcançar a qualidade de vida é o grande anseio do ser humano, que busca tudo que possa proporcionar maior bem estar e o equilíbrio físico, psíquico e social, uma regra para se obter uma vida mais satisfatória. Profissionais de diversos segmentos dedicam-se a arte de descobrir novas formas e maneiras de obter estes anseios.
O Ambiente empresarial tem buscado a competitividade emvirtude das profundas mudanças ocorridas na economia mundial, nas relações sociais e políticas, na tecnologia, na organização produtiva e nas relações de trabalho. Dentro desse contexto, no qual as organizações buscam produtividade e processos de mudanças que tenham o objetivo de melhorar seu posicionamento competitivo no mercado, a qualidade de vida no trabalho (QVT) vem ganhando espaço como valorintrínseco das práticas de competitividade relacionada ao bem-estar organizacional.
Segundo Albuquerque (1992):

A Gestão da Qualidade de Vida no trabalho é a capacidade de administrar o conjunto das ações, incluindo diagnóstico, implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho alinhada e construída na cultura organizacional, com prioridadeabsoluta para o bem-estar das pessoas e sustentação das organizações. (ALBUQUERQUE, 1992).

No ambiente organizacional, a qualidade de vida, saúde e ergonomia estudam as condições de trabalho ligadas às pessoas e associa-se à ética da condição humana. A atitude ética compreende desde a identificação, eliminação, neutralização ou controle dos riscos ocupacionais observáveis no ambiente físico detrabalho, padrões de relações de trabalho, carga física e mental requerida para cada atividade, implicações políticas e ideológicas, dinâmica da liderança empresarial e do poder formal ou informal, o significado do trabalho em si até o relacionamento e satisfação das pessoas no seu dia-a-dia.
A Qualidade de vida está sendo inserida no meio organizacional das empresas, local onde grande parcela dotempo das pessoas é dedicada. O mercado cada vez mais competitivo e exigente movido pela velocidade das informações geradas por um mundo globalizado e pelos avanços tecnológicos define o profissional como sendo a verdadeira potência. A motivação e o comprometimento são os combustíveis dessa potência. Portanto a geração de qualidade de vida nas empresas é essencial para obter-se a motivação e ocomprometimento e esse conceito está tomando formas no Brasil.
Segundo uma pesquisa feita pelo Hay Group em parceria com o Jornal Valor Econômico em outubro de 2003, intitulada “As quarenta melhores em gestão de pessoas”, as melhores empresas em gestão de pessoas destacam-se em rentabilidade; são bem vistas pelos funcionários em seus processos corporativos, no planejamento e na maneira degerenciamento; e obtiveram média geral favorável de 79% e de qualidade de vida 80%, contra 69% e 52%, respectivamente. Ainda segundo estudos americanos, para cada dólar investido em qualidade de vida dentro das empresas se obtém um retorno de 2 a 5 dólares.
Seus benefícios são inúmeros, ainda imensuráveis em sua totalidade e os dados estatísticos são aleatórios. Sabe-se que a redução de custos com a saúdedos colaboradores é considerável, além de ocorrer a diminuição dos níveis de estresse e aumento de produtividade. Trata-se de um novo setor inexplorado que está sendo inserido no trabalho, diante das pressões de um conceito antigo, mas antes sem relevância, o respeito e a valorização da vida de cada um e dos bens coletivos. 
Muitas corporações estão tentando construir este setor com a implantaçãode programas aleatórios, que não trazem resultados necessários e desejáveis, pois, um programa de qualidade de vida deve ter um direcionamento e um acompanhamento, o que requer tempo e dedicação. Com o intuito de obter resultados rápidos, muitas empresas contratam serviços desqualificados. Esse quadro reflete um período de exploração de um novo setor pouco conhecido e que necessita, assim como...
tracking img