Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ( QVT )

2.1 Origem
A Revolução Industrial desencadeou mudanças na forma de produzir e de viver das pessoas, de seu adoecer e morrer, dando novo impulso à Medicina do Trabalho e a qualidade de vida dos empregados e seus familiares. Na Inglaterra do século XVIII era considerado normal crianças de 7 a 11 anos trabalharem como aprendizes em turnos de 15 horas.Em 1700 o médico italiano Bernardino Ramazzini, considerado o Pai da Medicina do Trabalho, publicou o livro “As Doenças dos Trabalhadores” onde relacionou 54 profissões e as doenças que causam nos trabalhadores. Na Suíça foram construídas em 1870 as primeiras colônias de férias com o objetivo de oferecer melhores condições de vida para o proletariado e suas famílias.

O direito aodescanso semanal, às férias remuneradas e a jornada de 8 horas foram conquistadas após intensa luta sindical. Em 1920, 17% da mão-de-obra inglesa já tinha férias remuneradas e em 1936 esse direito foi legalizado na França estendendo-se aos outros países europeus.

Em 1927, na Itália fascista, é promulgada a “Carta del Lavoro”, marco nas relações trabalhistas, propondo: aperfeiçoamento doseguro acidente; melhoria e extensão do seguro maternidade; seguro das doenças profissionais e da tuberculose como encaminhamento ao seguro geral contra todas as doenças; aperfeiçoamento do seguro contra o desemprego involuntário; adoção de formas especiais de seguridade para jovens trabalhadores.” (Artigo XXVII)

Com fins ideológicos, Mussolini criou o “Dopolavoro” (depois dotrabalho) programa que educava os trabalhadores por meio de torneios esportivos e excursões ao mar Adriático; Hitler organizava férias para operários nos Alpes bávaros e Stálin levava os trabalhadores ao Leste Europeu para temporadas de lazer. Surgia o embrião dos Programas QVT com base nas medidas profiláticas, eugênicas e higienistas que são os alicerces sanitaristas dos regimes totalitários. A partirda metade do século XX, com a economia globalizada e mercados emergentes, modernas tecnologias têm possibilitado melhorias consideráveis na forma como as empresas tornam-se altamente competitivas e com elevados ganhos financeiros.

Os administradores devem promover iniciativas de autodesenvolvimento dos funcionários com o objetivo de tornar a empresa mais competitiva num mercado cada vez maisexigente. Os programas de QVT visam estabelecer as melhores práticas que promovam satisfação pessoal e profissional aos funcionários proporcionando maior produtividade às organizações.
O grande desafio da atualidade é viver com qualidade num mundo de alto desenvolvimento tecnológico, conciliando trabalho e vida pessoal.

3 A qualidade de vida no trabalho
O trabalho, no decorrer dahistória, foi ocupando a maior parte do tempo do ser humano. O que de início era para suprir suas necessidades básicas de subsistência, passa a ser, principalmente após a Revolução Industrial, o ponto central da vida do homem.
O homem, desta forma passa maior parte de sua vida em seus locais de trabalho, dedicando sua força, energia e esforços para as organizações.
Ou seja, disponibilizando maiorparte do seu tempo ao trabalho do que propriamente com suas famílias e amigos.
Além disso, com o avanço tecnológico, o “local de trabalho” pode ser em qualquer lugar: em viagens, casa, hotéis, etc. em todos os locais pode-se “trabalhar” para a organização.

Indo mais além, mesmo quando o homem tenta “se desligar”, não estando no local de trabalho e nem mesmo “conectado”, utilizando osrecursos tecnológicos, mesmo assim, a vida do homem gira em função do trabalho. O nível de pressão por resultados, a concorrência e a complexidade por um espaço no mercado, fazem com que o trabalho seja uma constante na
vida do homem moderno.

A organização, por outro lado, percebe cada vez mais, a importância do ser humano para o alcance de resultados. Pois a capacidade de raciocínio, de...
tracking img