Qualidade de vida no trabalho.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENADOR JESSÉ PINTO FREIRE – CENEP
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
TURMA: 4º ANO
TURNO: VESPERTINO
PROFESSORA: RAYSSA SOUZA.

ALUNO

Qualidade de vida no trabalho

NATAL-RN
2012
ALUNO

Qualidade de vida no trabalho.

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota no quarto bimestre do curso técnico em administração, pelo centroestadual de educação profissional senador Jessé Pinto Freire – CENEP. Sob a orientação da professora Rayssa Souza.

NATAL-RN
2012
Definições de assédio moral

O assédio moral pode-se entender como o prejuízo que afeta o animo psíquico, intelectual e moral da vitima, sendo sua atuação na esfera dos direitos da personalidade. O assédio moral encontra base nos ramos da sociologia eprincipalmente na psicologia, portanto, os conceitos que seguem têm características das respectivas ciências.
De acordo com Heyns Leymann (1996) em Mobbing: la persécution au travail, o autor que primeiro detectou esse fenômeno, trata-se de um conceito que se desenvolve em uma situação comunicativa hostil, em que um ou mais indivíduos coagem uma pessoa de tal forma que esta é levada a umaposição de fraqueza psicológica.
Marie-France Hirigoyen, define assédio moral da seguinte forma: Por assédio moral em um local de trabalho temos que entender toda e qualquer conduta abusiva manifestando-se sobretudo por comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer dano à personalidade, à dignidade, ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, pôr em perigo seu empregoou degradar o ambiente de trabalho.
Marie-France Hirigoyen ao justificar o emprego do termo “moral” em seu conceito, afirma que: A escolha do termo moral implicou uma tomada de posição. Trata-se efetivamente de bem e de mal, do que se faz e do que não se faz, e do que é considerável aceitável ou não em nossa sociedade. Não é possível estudar esse fenômeno sem levar em conta a perspectivaética ou moral, portanto, o que sobra para as vítimas do assédio moral é o sentimento de terem sido maltratadas, desprezadas, humilhadas, rejeitadas (...)
Margarida Barreto, no I Seminário Internacional sobre o Assédio Moral apresentou o seguinte conceito: O assédio moral pode ser definido como a exposição de trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes durante oexercício de sua função, de forma repetitiva e prolongada ao longo da jornada de trabalho. É uma atitude desumana, violenta e sem ética nas relações de trabalho, que afeta a dignidade, a identidade e viola os direitos fundamentais dos indivíduos. No Brasil, o termo ’assédio moral’ veio na esteira do ’assédio sexual’, até porque o verbo assediar tem, segundo o dicionário Aurélio, o significado bemespecífico de "colocar o outro num cerco, não dar trégua e humilhar até quebrar a sua força, quebrar sua vontade"
Outra pesquisadora brasileira, Maria Ester de Freitas (2001), em seu artigo Assédio moral e assédio sexual: faces do poder perverso nas organizações, posiciona, com justeza, que esse fenômeno se conecta ao esforço repetitivo de desqualificação de uma pessoa, que, dependendo dascircunstâncias, pode levar ou não ao assédio sexual.
Paulo Peli e Paulo Teixeira conceituam o assédio moral como uma “responsabilidade corporativa e que se caracteriza pela atitude insistente e pela ação reiterada, por período prolongado, com ataques repetidos, que submetem a vítima a situações de humilhação, de rejeição, vexatórias, discriminatórias e constrangedoras com o objetivo dedesestabilizá-la emocional e psiquicamente, quase sempre com severos reflexos na saúde física e mental”
Silvio de Salvo Venosa explica que: O dano moral, em sentido lato, abrange não somente os danos psicológicos; não se traduz unicamente por uma variação psíquica, mas também pela dor ou padecimento moral, que não aflora perceptivelmente em outro sintoma. A dor moral insere-se no campo da...
tracking img