Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Santa Barbara d’Oeste foi fundada por Dona Margarida da Graça Martins, em 04 de dezembro de 1818. Santa Bárbara é hoje uma cidade com economia diversificada, fruto do planejamento e da busca da melhor qualidade de vida da população.
Neste ambiente de empresas e indústrias, fala-se da Qualidade de Vida no Trabalho, que trata-se das condições do ambiente e do respeito que aempresa oferece ao trabalhador, para que o mesmo possa melhor desenvolver suas funções. Um trabalhador que em seu ambiente organizacional, tenha as melhores condições de saúde, segurança e relacionamento com os colegas de trabalho, certamente apresentará maior desempenho em sua produtividade, e satisfação com as demais atribuições.
Pode-se observar a disparidade existente entre um trabalhadorque tem as melhores condições de trabalho possíveis, e um que não possua as mesmas condições. Quanto melhor for o ambiente, o reconhecimento e os benefícios oferecidos ao mesmo, mais motivado ele será para realizar suas tarefas diversas, o oposto que ocorrerá em uma situação contrária, em que não haja incentivos e condições básicas de trabalho.
A maioria das pessoas necessita trabalhar parapoder satisfazer as necessidades básicas da vida, como alimentação, vestimentas, lazer, entre outros. Logo, para que as empresas tenham melhor lucratividade, e menores índices negativos, como absenteísmo, quadros de doenças laborais e afastamentos, é necessário que as mesmas invistam no ambiente de trabalho, para que assim todos possam se empenhar em melhor desenvolver suas atividades e se sintamseguros e motivados.
















2. OBJETIVO GERAL:
Buscar o conceito de qualidade de vida no trabalho, e seus efeitos na saúde e bem estar do trabalhador.
Investigar de que maneira estes fatores interferem na produtividade da empresa.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
▪ Pesquisar o que já foi escrito sobre o assunto, através de livros, sites especializados e artigos emrevistas.
▪ Entrevistar profissionais especializados, como psicólogos atuantes em recursos humanos, terapeutas ocupacionais e engenheiros de segurança no trabalho.
▪ Desenvolver métodos e critérios para apuração e análise de dados.
▪ Comparar de que forma a qualidade de vida no trabalho podem interferir nos resultados da empresa.




















3. QUALIDADE DEVIDA NO TRABALHO.

A maior parte das pessoas sai de sua casa pela manhã, deixando seus familiares, a fim de enfrentar mais uma longa jornada diária de trabalho, passando, muitas vezes, mais tempo em seus locais de trabalho, do que em suas próprias casas.
Para que essas pessoas possam desenvolver suas atividades satisfeitas, motivadas e com dedicação, algumas condições básicas devemser atendidas e respeitadas pelos empregadores.
Conceitos como respeito à dignidade humana, segurança, melhores ambientes de trabalho, a fim de evitar quadros de doenças laborais e acidentes, participação ativa na vida pessoal e profissional dos trabalhadores e respeitá-los como seres humanos são fatores que certamente poderão melhorar a qualidade de vida dos mesmos e assim melhorar seusíndices de produtividade e comprometimento com a empresa.
Existem alguns âmbitos que devem ser analisados para melhor entender o que é, e como pode ser melhorada a qualidade de vida no trabalho.
















4 SEGURANÇA NO TRABALHO.

A Segurança no Trabalho é o setor que cuida da prevenção e antecipação de acidentes dentro de empresa. Tem a função de zelar pelobem estar e a segurança propriamente dita dos trabalhadores. Segurança é um item exigido por lei, tanto na C.L.T. (Consolidação das leis Trabalhistas), como em Normas Regulamentadoras (N.R’s).
No Brasil, os números de acidentes por ano são alarmantes, registrando de 20 a 27 milhões de acidentes no ano, sendo entre eles 90 mil com vítimas fatais. Torna-se mais que uma obrigação da...
tracking img