Psicologia social.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia Social
A Psicologia Social surge na Europa quando os psicólogos europeus começam a questionar a necessidade de compreender o contexto onde o ser humano está inserido. Essa compreensãofaz-se necessária, pois o indivíduo é agente social e histórico, aspecto até então desconsiderado pela Psicologia.
Porém, nesse período, explode a Segunda Guerra Mundial e muitos dos psicólogoseuropeus vão para os Estados Unidos como Kurt Lewin. Com o fim da guerra a Psicologia Social volta a desenvolver-se no continente europeu seguindo a tradição filosófica racionalista e fenomenológica. Já nosEstados Unidos, ela desenvolve-se de maneira pragmática seguindo a tradição filosófica empírica. Tracemos então algumas diferenças entre a Psicologia Social européia e norte-americana.
A PsicologiaSocial européia procura compreender o indivíduo inserido em um contexto amplo para além dos imperativos institucionais ao passo que a Psicologia Social norte-americana se preocupa com minorias grupaisde indivíduos mal adaptados. A primeira possui um olhar crítico da realidade, pois seu viés possibilita perceber os fatores sociais ideológicos que perpassam as instituições sociais. Por outro lado,ela possui uma tendência teórica abstrata enquanto a segunda tende a ação no mundo concreto estando voltada para resolver problemas sociais. No entanto, sem a visão ampla da Psicologia Social européiaa norte-americana corre o risco de apenas reproduzir o status quo e não promover mudanças consistentes.
Na França, por influência da Psicanálise, começam a emergir críticas a Psicologia Socialnorte-americana. Segundo os psicólogos sociais franceses, a psicologia social estadunidense reproduz os interesses da classe dominante. Os latino-americanos, por sua vez, procuravam cada vez maisconsolidar a identidade da Psicologia Social produzida em seus países. A partir de então é criada a Associação Latino-americana de Psicologia Social (ALAPSO). Mais tarde a Venezuela cria sua própria...
tracking img