Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração

Camila Mendes da Silva








QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO














Caxias do Sul
2012


CAMILA MENDES DA SILVA







QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO




Pesquisa apresentado na Faculdade da Serra Gaúcha – FSG como parte das exigências do Curso de ............. da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica.







Professora Ms.Simone Emer



Caxias do Sul
2012





SUMÁRIO



1 CONTEXTUALIZAÇÃO 4
1.1 Problema de pesquisa 4
1.2 Hipóteses 4
1.3 Objetivos 4
1.3.1 Geral 5
1.3.2 Específicos 5
1.4 Justificativa 5
2 REFERENCIAL TEÓRICO .7
3 metodologia 11
3.1 Tipos de pesquisa 8
3.2 Delimitação do objeto de estudo 11
3.3 Técnicas de coletas dos dados 12
3.4 Técnicas de análise dos dados 12
3.5 Cronograma 13
3.6 Orçamento 13REFERÊNCiaS 14












1. CONTEXTUALIZAÇÃO


Este projeto refere-se ao tema de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Sendo assim, define-se como os trabalhadores relacionam o seu ambiente de trabalho com um padrão de qualidade de vida, em que os colaboradores possam se sentir bem, automaticamente aumentando a sua capacidade produtiva.
O estudo tem como delimitação a produtividade coma qualidade de vida, aumentando a produção, com isso, proporcionando ao colaborador benefícios no qual ele irá se sentir recompensado e trabalhará com mais empenho e o produto sairá com maior qualidade.
Pode-se definir Qualidade de Vida no Trabalho, conforme FRAÇA (1997:80) que “Qualidade de vida no trabalho (QTV) é um conjunto de ações de uma empresa que envolvem a implantação de melhoriase inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção de qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial.”

1.1 Problema de pesquisa

As empresas que não conhecem os benefícios da produtividade com qualidade acabam tendo uma alta rotatividade de colaboradores,prejuízos pela falta de mão de obra qualificada e a perda de tempo para treinamento de novos colaboradores.


Diante disso, quais os benefícios da qualidade de vida no trabalho para os colaboradores e para as organizações?

1.2 Hipóteses

Com o aumento da qualidade de vida na produção, os funcionários se sentem motivados e valorizados, aumentando a margem de lucratividade da empresa, com isso,reduzindo a quantidade de desperdício no decorrer do processo de fabricação.
Nessa perspectiva, a empresa terá que passar por adequações, nas quais deverá conceder aos colaboradores alguns benefícios, tais como:
a) planejamento de cargos e salários;
b) bolsas de estudos;
c) participação dos lucros realizados (PPR).
Dessa forma, com o colaborador trabalhando mais motivadohaverá uma conciliação entre os interesses dos indivíduos e das organizações, ou seja, ao melhorar a satisfação do trabalhador, melhora-se a produtividade da empresa. Esse programa trás benefícios imediatos como resolver problemas a curto prazo, tais como de relacionamento dentro da empresa, de capacitação de mão-de-obra ou para solucionar problemas de baixa qualidade nos produtos e serviços;entretanto poucas se preocupam realmente com as implicações sociais, culturais e organizacionais de tais programas.

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo geral

Analisar os benefícios da qualidade de vida no trabalho na produção para identificar a importância do programa (QTV) para o colaborador e para as organizações.

2. Específicos
a) Demonstrar as vantagens da qualidade de vida no trabalho deuma empresa de Caxias do Sul do segmento metal mecânico.
b) Coletar dados teóricos sobre o programa de QTV de uma empresa de Caxias do Sul do segmento metal mecânico.
c) Elaborar uma estratégia viável economicamente para o programa de QTV para uma empresa de Caxias do Sul do segmento metal mecânico.



1.4 Justificativa

A importância da QTV reside simplesmente no fato de que...
tracking img