Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

ANDERSON KÜSTER
ANTÔNIO ÉDSON DOS SANTOS
ELENIR LEITE MARLOCH
MÁRCIO ANDRÉ PEDROSO PINTO
URSULA F. KÜSTER DE OLIVEIRA

ESTUDO SOBRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA VOLTADO PARA RECURSOS HUMANOS E CONTROLE.



Telessala: Rebouças
CURITIBA
2011

ANDERSON KÜSTER
ANTÔNIO ÉDSON DOS SANTOS
ELENIR LEITE MARLOCH
MÁRCIO ANDRÉ PEDROSOPINTO
URSULA F. KÜSTER DE OLIVEIRA

.

ESTUDO SOBRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA VOLTADO PARA RECURSOS HUMANOS E CONTROLE.


Atividade Supervisionada realizada por solicitação dos Professores Marcelo Losso, Cassiano Iurk e Marina Machado, como requisito para obtenção de nota parcial nas disciplinas de Controle Interno, Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Relações Humanas do CursoSuperior de Tecnologia em Gestão Pública.

Telessala: Rebouças
CURITIBA
2011
1. INTRODUÇÃO
A pesquisa solicitada pelos professores das disciplinas de Controle Interno Gestão de Recursos Humanos e Gestão das Relações Humanas, têm como objetivo a busca de conhecimentos práticos na Administração Pública voltado para Recursos Humanos e Controle.
A nossa equipe planejou algumas ações,onde cada um realizará pesquisas, entrevistas e diálogos com diferentes profissionais de diversos cargos e diversos órgão da Administração Pública no Município de Curitiba. Após a coleta de dados, iremos debater e definiremos quais entrevistas serão utilizadas no desenvolvimento do trabalho.
A pesquisa mostrará as diferenças existente nos exercícios das funções de cada servidor entrevistado, seesse participa das reuniões, se o órgão possui algum programa que proporciona motivação, como é o relacionamento interpessoal, entre outras...
Seguindo para a parte final do trabalho, a equipe trabalhará com base numa análise teórica do material fornecido pelo IFPR e apontará alguns caminhos que definimos como importante em relação a comunicação interpessoal e referente ao controle internose o órgão pesquisado possuir, caso não possua pesquisaremos o que for proposto pela Instituição.
Finalizaremos a pesquisa com as considerações finais, relatando os resultados obtidos e a importância para nós acadêmicos, dessa pesquisa de campo.


2. PARTE 1

Órgãos que foram realizadas as entrevistas:
* -------------------------------------------------
01 - Companhia deInformática do Paraná – CELEPAR - Gerência Financeira;
02 - Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas-PROGEPE do Instituto Federal do Paraná;
03 - Subseção de Implantação da Diretoria de Pessoal da Polícia Militar do Paraná.

A pesquisa de campo aconteceu nos três órgãos, onde os entrevistados possuem funções de responsabilidade impar que são importantíssimos para a Administração Pública, como o caso doChefe dos Recursos Humanos, Seção de folha de pagamento da Polícia Militar do Paraná. No caso da CELEPAR, foi entrevistado o Coordenador da Divisão de Contabilidade e Planejamento Financeiro. A última entrevista foi concedida pela Diretora de Administração de Pessoas do IFPR.
Os entrevistados são todos concursados e possuem mais de 20 anos de serviços públicos.
A equipe através da pesquisadescobriu que nos três órgãos existem controles internos. Conforme relata o Coordenador CELEPAR:
Há órgãos de controle interno que faz captação e integração dos dados financeiros, contábeis e de gestão, de modo a construir e manter sistemas de informações gerenciais; Acompanhar e emitir relatórios de execução técnico-financeira relativa ao Contrato de Gestão com a Administração Direta e Indireta edemais organismos da Administração Municipal e outros onde o ICI figure como Contratado; Analisar processos documentais dos processos de trabalho do ICI propondo fluxos, instrumentos de acompanhamento e controle e realizar procedimentos de pré-auditoria, acompanhando auditorias externas.
Com base nisso, podemos entender o funcionamento do controle interno dessa instituição, que se reporta...
tracking img