Qualidade de vida no trabalho: caso de estudo electricidade de moçambique

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO I: INTRODUÇÃO
O presente Relatório de Monografia Cientifica para obtenção do grau de Licenciatura tem como tema: A Qualidade de Vida no Trabalho: Estudo de Caso da Empresa Electricidade de Moçambique.
A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação por parte dos funcionários, criando um ambiente de integração com superiores, com colegas de trabalho, com o próprioambiente de trabalho, visando sempre a compreensão das necessidades dos funcionários. A qualidade de Vida no Trabalho se preocupa principalmente com dois aspectos importantes que é o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional.

Com a necessidade das empresas se tornarem mais competitivas no mercado veio à busca incessante da qualidade total. Acompanhando esta qualidade total tambémsurgiu a qualidade de vida no Trabalho, que está focalizada no potencial humano e no meio que convive em todos os sentidos. Um programa adequado de qualidade de vida no trabalho busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal ao indivíduo.

Este relatório está dividido em quatro capítulos a saber:
Primeiro Capítulo: Breve nota introdutória do relatórioonde constam o problema, a justificativa, as hipóteses e a metodologia.
Segundo Capítulo: é composta pela fundamentação teórica que visa essencialmente trazer uma visão teórica do tema em análise.
Terceiro Capítulo: Far-se-á a análise e discussão dos resultados obtidos ao longo da pesquisa.
Quarto Capítulo: é a parte conclusiva do trabalho e possíveis recomendações.

1.2 Justificativa daEscolha do Tema
A autora escolheu este tema porque numa perspectiva social a qualidade de vida no trabalho hoje pode ser definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organizações, onde se destacam dois aspectos importantes: a preocupação com o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional; e a participação dos trabalhadores nas decisões e problemas do trabalho.Escolheu-se ainda este tema pelo facto de que a qualidade de vida no trabalho é um desafio importante à administração do sector de Recursos Humanos. As exigências sobre o projecto de cargo são organizacionais, ambientais e comportamentais. Quando são cuidadosamente consideradas e consequentemente combinadas com um projecto apropriado do cargo, o resultado é um cargo produtivo e satisfatório. Masquando os insumos ou produtos desejados são omitidos, resultam problemas.

Os elementos organizacionais do projecto de cargo dizem respeito à eficiência e os cargos projectados eficientemente permitem que um trabalhador altamente motivado e capaz consiga o máximo de produção.

Finalmente o interesse pelo tema, associa-se a necessidade de compreender a dinâmica desse tema na actualidade procurandocontribuir para a disseminação de reflexões sobre a qualidade de vida no local de trabalho.

1.3 Problematização
Ao debruçar sobre a qualidade de vida no trabalho, com especial enfoque à empresa Electricidade de Moçambique remete-nos a uma reflexão, sobre como é que as empresas abordam a questão sob ponto de vista psicológico e físico.

Neste contexto, é crucial às organizações pensar emsedimentar suas habilidades e potenciais para abraçar o novo conceito de trabalho, bem como os desafios a ele inerentes. Para tanto, é preciso falar em qualidade de vida no trabalho, olhando-se, sempre, a abordagem deste assunto como questão de competitividade organizacional.

Portanto, é perfeitamente pertinente e muito relevante o desenvolvimento de aspectos que favoreçam o atendimento e odesenvolvimento do ser humano como ser multidisciplinar, reconhecendo suas mais variadas e amplas necessidades.

É importante ressaltar que o ser humano traz consigo sentimentos, ambições; cria expectativas, envolve-se, busca o crescimento dentro daquilo que desenvolve e realiza. Então, é preciso que deixemos de lado aquela ideia de que o homem trabalha tão-somente para a obtenção do salário,...
tracking img