Qualidade de vida no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
0

FACULDADE EVANGÉLICA DE BRASÍLIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

JOSÉ HELIANO FERREIRA PINTO

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

BRASILIA 2008

1

FACULDADE EVANGÉLICA DE BRASÍLIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

JOSÉ HELIANO FERREIRA PINTO

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Trabalho realizado como exigência parcial da disciplina Estágio Supervisionado II da FEB orientado pelo Prof.Péricles.

BRASILIA 2008

2

JOSÉ HELIANO FERREIRA PINTO

FACULDADE EVANGÉLICA DE BRASÍLIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Monografia apresentada como parte dos requisitos para obtenção de Bacharel em Administração de Empresas graduado na Faculdade Evangélica de Brasília Curso de Administração de Empresas.

Aprovado em: BANCA EXAMINADORA:

______________________________________________________________________________________

___________________________________________

3

Agradeço a Deus em primeiro lugar, pois Ele tem me ajudado a todo o momento, com muitas vitórias. A minha esposa Ilza dos Santos Ferreira, pelo seu apoio e sua compreensão. Aos meus amigos de faculdade, pelo incentivo e carinho. Ao amigo e mestre Professor Lúcio Lordes, que nos orientou nesta jornada, pela a atenção ecompartilhamento do conhecimento. E por fim aos Diretores da entidade Mútua de Assistência dos Profissionais do Crea, a chefe de contabilidade Rosemar Martins e ao gerente José Roberto Piffer, pelos ensinamentos práticos e teóricos que nos conduziu durante a permanência e conclusão do estágio.

4

Dedicatória

5

“Sinto um forte receio de que o desenvolvimento das ciências do comportamento possa serutilizado para controlar o indivíduo ou para aliená-lo da sua personalidade.” Carl Rogers

6

RESUMO

O presente trabalho versa sobre a Qualidade de Vida no Trabalho. O tema em questão tem sido um grande marco nas organizações destes os tempos mais remotos, porém, na atualidade, as empresas têm-se preocupado com mais afinco desta questão da relação trabalhador/organização. Não obstante, para quea organização tenha uma boa lucratividade é necessário que a qualidade de vida de seus colaboradores esteja em consonância para o alcance de seu objetivo final. Porém, a industrialização, surgido com a Revolução Industrial, os movimentos humanistas e a intervenção estatal buscaram o reconhecimento do trabalho como valor humano tendo como efeito a criação de normas abordando sobre as condições detrabalho, bem como normas destinadas à saúde e segurança no meio ambiente do trabalho, com intuito de atender às exigências da Qualidade de Vida no Trabalho. Com isso, a busca de novos conhecimentos, novas tecnologias em processo de novas informações, faz com os funcionários das organizações estejam em um mundo com fatores relevantes nas novas relações de trabalho e por conseqüência a capacidadede novas tensões no trabalho. Tais mudanças impõem a necessidade de gestor refletir sobre suas influências nas organizações; de outro, a maior conscientização do trabalhador a respeito do stress e da importância crescente da qualidade de vida no trabalho e, sobretudo, quanto às questões ambientais e de responsabilidade social que colocam imensos desafios à gestão nesses novos tempos. A motivação éum conceito que se invoca com freqüência para explicar as variações de determinados comportamentos e, sem dúvida, apresenta uma grande importância para a compreensão do comportamento humano, um estado interno resultante de uma necessidade que desperta certo comportamento. A motivação é individual como a personalidade e o comportamento humano. Palavras-chaves: Qualidade de vida no trabalho. Stress.Motivação.

7

Listas de Quadros

Quadro 1 – Evoluções evolutivas da QVT.................................................................. Quadro 2 – Modelo de Walton ................................................................................ Quadro 3 - Modelo de Hackman & Oldham.................................................................

22 30 40

Listas de Figuras
Figura 1 -...
tracking img