Qualidade de vida no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A qualidade de vida como prioridade dentro da organização tem como conseqüência um aumento da produtividade,que por conseguinte gera lucro pra empresa.Sendo assim,há algumas formas de de oferecer qualidade de vida no ambiente de trabalho.
O custo para manter a qualidade de vida no trabalho,chega a ser um investimento,porque um trabalhador saudável fisicamente e psicologicamentetrabalha motivado e beneficia tanto a si próprio quanto a empresa que faz parte.

Objetivo geral
O objetivo desse estudo é ressaltar a importância da qualidade de vida e como obtê-la no ambiente de trabalho.

Objetivo específico
A pesquisa mostra que oferecer qualidade de vidaaos trabalhadores fazem com que os mesmos exerçam suas funções mais motivados e uma das vantagens é o aumento daprodutividade na organização.

Qualidade de vida no ambiente de trabalho
O conceito de qualidade de vida por SCHMIDT
A noção de Qualidade de Vida é eminentemente humana, e abrange muitos significados que refletem conhecimentos, experiências, e valores de indivíduos e coletividades (SCHMIDT,2004)
Quando as organizações procuram proporcionar um ambiente laboral satisfatório,buscando suprir asnecessidades dos trabalhadores,pode-se dizer que esta empresa é eficaz.
O ambiente de trabalho tem grande influência sobre o bem-star do trabalhador.
A qualidade de vida no trabalho (QVT) teve tamanha repercussão nos últimos tempos que há associações voltadas aos estudos e a disseminação das políticas de qualidade de vida no trabalho que têm sido aplicada pelas organizações.
A QVT é bastantedesenvolvida em alguns países da Europa,nos Estados Unidos e no Canadá e o objetivo focado é que os funcionários mostrem resultados cada vez mais produtivos e satisfatórios,somando vantagens para as pessoas e para a organização.
Trabalhadores com Qualidade de Vida no Trabalho são mais felizes e produzem mais,a QVT é baseada no princípio de que o comprometimento com a qualidade ocorre de forma maisnatural nos ambientes em que os trabalhadores se encontram intrinsecamente envolvidos nas decisões que influenciam diretamente suas atuações.
Segundo Chiavenato (1996), a Qualidade de Vida no Trabalho representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as suas necessidades pessoais através de suas experiências na organização.
O trabalhador não chega a seu local de trabalhocomo uma máquina nova. Ele possui uma história pessoal que se caracteriza por certa qualidade de aspirações de seus desejos, de suas motivações, de suas necessidades psicológicas, que integram sua história passada. Isso confere a cada indivíduo características únicas e pessoais.
Modelos de avaliação de QVT
ESCALA DE QUALIDADE DE VIDA DE FLANEGAN
Em uma escala que vai de 1 (extremamenteinsatisfeito) a 7 (extremamente satisfeito), é avaliada a satisfação da pessoa em relação a:
1. Conforto material: moradia, alimentação, situação finaceira
2. Saúde: sentir-se fisicamente bem e cheio de energia
3. Relacionamento com pais, irmãos e outros parentes: conviver e ajudar
4. Ter e criar filhos
5. Relacionamento com esposo(a) ou parceiro(a)
6. Relacionamento com amigos
7. Ajudar e apoiaroutras pessoas
8. Participação em associações comunitárias e atividades de interesse público
9. Aprendizado: poder aumentar seus conhecimentos gerais
10. Autoconhecimento: saber sobre suas forças e suas limitações, saber onde quer chegar, quais os objetivos importantes
para sua vida
11. Trabalho no emprego ou em casa
12. Conseguir se comunicar
13. Participar de atividades recreacionais eesportivas
14. Ouvir música, ler, assistir TV ou ir ao cinema
15. Encontrar-se com outras pessoas e fazer coisas juntas
16. Independência: sentir-se capaz de fazer as coisas por si mesmo

MODELO DE AVALIAÇÃO DE QVT DE WALTON
ƒ Remuneração justa e adequada: trata-se da relação de salário com outros trabalhos, desempenho da comunidade e padrão subjetivo do empregado. Em síntese, eqüidade...
tracking img