Qualidade de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade de Software: Visão Geral
Engenharia de Software 1 Aula 05

Qualidade de Software
Existem muitas definições de qualidade de software propostas na literatura, sob diferentes pontos de vista Qualidade é um termo que pode ter diferentes interpretações

Prof. Edmundo

Qualidade de Software
Definição Peters (2002): “Qualidade de software é avaliada em termos de atributos de altonível chamados fatores, que são medidos em relação a atributos de baixo nível chamados de critérios” . Definição Sanders (1994): “Um produto de software apresenta qualidade dependendo do grau de satisfação das necessidades dos clientes sob todos os aspectos do produto”.

Prof. Edmundo

Qualidade de Software
Definição Pressman: “Qualidade de software é a conformidade a requisitos funcionais e dedesempenho que foram explicitamente declarados, a padrões de desenvolvimento claramente documentados, e a características implícitas que são esperadas de todo software desenvolvido por profissionais”.

Prof. Edmundo

Qualidade de Software

Definição ISO9126 (1994): “Qualidade é a totalidade de características e critérios de um produto ou serviço que exercem suas habilidades para satisfazeràs necessidades declaradas ou envolvidas “.

Prof. Edmundo

Aspectos Importantes das Definições de Qualidade
As definições enfatizam três aspectos importantes:

1- Os requisitos de software são a base a partir da qual a qualidade é medida. A falta de conformidade com os requisitos significa falta de qualidade;

Prof. Edmundo

Aspectos Importantes das Definições de Qualidade

2-Padrões especificados definem um conjunto de critérios de desenvolvimento que orientam a maneira segundo a qual o software passa pelo trabalho de engenharia. Se os critérios não forem seguidos, o resultado quase que seguramente será a falta de qualidade.
Prof. Edmundo

Aspectos Importantes das Definições de Qualidade

3- Existe um conjunto de requisitos implícitos que freqüentemente não sãomencionados na especificação. Por exemplo, o desejo de uma boa Integridade no acesso ao Sistema.

Prof. Edmundo

Qualidade
Garantia de qualidade: consiste nas funções gerenciais de auditar e relatar. Controle de qualidade: envolve a série de inspeções, revisões e testes usados ao longo do processo de software para garantir que cada produto de trabalho satisfaça os requisitos estabelecidos paraele.
Prof. Edmundo

Requisitos de Software - Base da Qualidade
Usuário Desenvolvedor Organização Requisitos atendidos Padrões atendidos Requisitos PROCESSO DE SOFTWARE
Processo de Desenvolvimento

padrões

SOFTWARE PRODUTO

SOFTWARE COM QUALIDADE

Prof. Edmundo

Incorporação da Qualidade
Raramente qualidade pode ser incorporada ao produto final, após o processo de desenvolvimentoter terminado. Dos requisitos do usuário à entrega do produto final, existe um processo de desenvolvimento que é complexo e freqüentemente envolve uma série de etapas que podem comprometer a qualidade do produto final. Dependem dos produtos intermediários na construção do Software.

Prof. Edmundo

Incorporação da Qualidade: Qualidade do Produto Final
Cada produto intermediário tem certosatributos de qualidade que afetam a qualidade do produto intermediário da próxima etapa e assim, afetam a qualidade do produto final.

Prof. Edmundo

Qualidade: Objetivo do Processo de Desenvolvimento
A qualidade do produto de software é um objetivo do processo de desenvolvimento. Assim, ao desenvolver-se um produto, deve-se ter previamente estabelecidas, como perspectiva, as característicasde qualidade que se deseja alcançar.

Prof. Edmundo

Atividades de Padronização
Qualidade do Produto
ISO/IEC 9126 (AVALIAÇÃO)

Qualidade do Processo
CMM/CMMI ISO/IEC 12207 ISO/IEC 15504 SPICE

Prof. Edmundo

ISO/IEC 9126
Representa a atual padronização mundial para a qualidade de software e do produto. Baseada em três níveis: Características, Sub-características e Métricas. Cada...
tracking img