Qualidade de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade de Software – Parte 01
 
 

1. Introdução

A demanda por qualidade de software tem motivado a comunidade de software para o desenvolvimento de modelos para a qualidade. Um software de qualidade é fácil de usar, funciona corretamente, é de fácil manutenção e mantém a integridade dos dados para evitar possíveis falhas, fora ou não, do seu controle. Para o desespero de seus usuáriosas falhas se apresentam sem avisos prévios, gerando um impacto econômico e social muitas vezes irremediável.

Os custos resultantes de defeitos ou erros provocados por falha de softwares, tanto para as empresas de softwares como para usuários, poderiam ser catastróficos, bancos poderiam perder milhões de dólares e clientes veriam seus dinheiros sumirem.  Em 1991 aconteceu uma paneno sistema telefônico da Califórnia e de toda a costa, motivo? A modificação de apenas três das milhões de linhas de código introduziu um bug. Este é um exemplo que demonstra de quanto dependemos das maquinas e de seus softwares.  A tecnologia da Informação e comunicação transversalizam cada vez mais todos os níveis das atividades humanas, tornando assim a importância da qualidade de software.

A qualidade éhoje o grande motivador em todas as áreas de atividade humana, todos querem oferecer e receber produtos e serviços com qualidades.

Um software de qualidade oferece segurança de pessoas, disponibiliza serviços essenciais (home banking, telefonia, etc), gera competitividade das empresas, etc. A qualidade de um software deve estar em conformidade com especificações e padrões de desenvolvimento, hánecessidades explícitas e objetivos propostos por aquelas pessoas que produzem software, garantindo que, tanto o produto do software quanto um bom processo de desenvolvimento, atinjam níveis de qualidade mantendo sempre as necessidades dos usuários.

2. O que é qualidade de software?

Para ajudar nessa questão, a International Organization Standardization - ISO e a InternationalElectrotechnical Comission-IEC, que são organismos normalizadores com importância internacional reconhecida no setor de software, se uniram para editar normas internacionais conjuntas. A norma internacional ISO/IEC, define qualidade de software como “A totalidade de características de um produto de software que lhe confere a capacidade de satisfazer necessidades explícitas e implícitas”.
Necessidades explícitassão aquelas definidas no requisito proposto. Esses requisitos devem definir as condições em que o produto deve ser utilizado e dizer seus objetivos, funções e desempenho esperado. São, portanto, fatores relativos à qualidade do processo do desenvolvimento do produto que são percebidos somente pelas pessoas que trabalharam no seu desenvolvimento.

Necessidades implícitas são aquelas que, emboranão expressas no documento do produtor, são necessárias para o usuário. Estão englobados em esta classe os requisitos que não precisam ser declarados por serem óbvios, mas que pela gravidade de suas conseqüências devem ser levados em consideração (ex: mesmo em condições não previstas de erro ou má operação, um sistema de administração hospitalar não pode provocar a morte de pacientes).

Asnecessidades implícitas também são chamadas de qualidade em uso e devem permitir aos usuários atingir metas com efetividade, produtividade, segurança e satisfação em seu uso diário. 

Sobre a ISO e IEC: a International Organization Standardization - ISO é uma organização não-governamental, estabelecida em 1947, e que coordena o trabalho de órgãos de 127 países membros para promover a padronização denormas técnicas em âmbito mundial. A IEC, fundada em 1906, conta com a participação de mais de 50 países e publica normas internacionais relacionadas com eletricidade, eletrônica e áreas relacionadas.

2.1 Qualidade

Está claro que produzir software de qualidade é uma meta essencial e básica da Engenharia de Software, que oferece métodos, técnicas e ferramentas. O necessário mesmo é que o...
tracking img