Alpargatas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Faculdade Olavo Bilac




Camila – RA:

Suzana Raquel Pereira Ramos – RA: 102487

Wagner – RA:







ANÁLISE FINANCEIRA:

ALPARGATAS

[pic]







São José dos Campos

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1
2. alpargatas s.a. 1
2.1 HISTÓRIA 1
Figura 01 –Primeiro modelo sandália Havaianas 1
Figura 02 – Logotipo antigo Alpargatas 1
2.2 MISSÃO, VISÃO E VALORES. 1
2.2.1 MISSÃO 1
2.2.2 VISÃO 1
2.2.3 VALORES 1
2.3 GOVERNANÇA CORPORATIVA 1
2.4 RESPONSABILIDADE SOCIAL 1
3. PRINCIPAIS MARCAS ALPARGATAS 1
3.1 HAVAIANAS 1
Figura 03 – Slogan: Havaianas, as legítimas. 1
Figura04 – Slogan: Havaianas, todo mundo usa. 1
3.2 RAINHA 1
Figura 05 – Logotipo marca Rainha 1
3.3 TOPPER 1
Figura 06 – Logotipo marca Topper 1
4. ANÁLISE FINANCEIRA 1
5. ALPARGATAS NA MÍDIA 1
6. CONCLUSÃO 1
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 1


INTRODUÇÃO




O trabalho a seguir explana toda pesquisa realizada referenteà grande indústria brasileira Alpargatas S.A.

Alpargatas S.A. é uma indústria do ramo de calçados e lonas. Pertence ao conglomerado Camargo Corrêa. Além das lonas e sandálias, muitas das marcas lançadas ou adquiridas pela Alpargatas tornaram-se bastante populares no Brasil, e até mesmo fora dele, como é o caso da marca Havainas.
Fundada em 1907, a Alpargatas é uma indústria que sereinventa continuamente. Seja pelo lançamento de novos produtos, seja pela revigoração dos antigos. Hoje, é a maior empresa de calçados da América Latina e pretende ampliar a produção nacional para crescer dentro e fora do país, priorizando o desenvolvimento pessoal, comercial e industrial. Este é o plano da Alpargatas.alpargatas s.a.


1 HISTÓRIA

No dia 03 de abril de 1907, o escocês Robert Fraser, vindo da Argentina, associou-se a um grupo inglês e fundou a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, que mais tarde passou a se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A. Deram inicio então, a produção das Alpargatas Roda e do Encerado Locomotiva, na fábrica da Mooca, em SãoPaulo.

Os produtos fizeram muito sucesso. As alpargatas mostraram-se perfeitas para as lavouras de café e impulsionaram os negócios da empresa. Nesse período a empresa aproveitou para colocar suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo.

No período da Primeira Guerra Mundial e a empresa enfrentou muitas dificuldades, como a falta de matéria-prima e a gripe espanhola, que deixou ametade dos empregados da fábrica enfermos. No fim desta década, a crise econômica provocada pela superprodução de café e pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York fez cessar a produção das Alpargatas Roda, um dos calçados mais acessíveis e populares do País.

O país passa por momentos de instabilidade e violência. Enquanto empresas atolam-se em dívidas, a Alpargatas, numa arriscadamanobra de seus acionistas, conseguiu prosperar e contou, ainda, com o apoio de seus empregados, que lutaram por ela. A empresa retomou a fabricação das Alpargatas Roda e lançou o seu primeiro calçado de couro. Durante a Revolução de 1932, o talento da empresa foi convocado para prover os combatentes de mochilas, barracas e fardas.

Em 1940 a empresa adotou outro nome: São Paulo AlpargatasS.A. A Alpargatas passou a conceder a seus empregados o abono de Natal e os beneficiou com os domingos e os feriados não trabalhados; anos antes de esses benefícios serem obrigatórios por lei. Em meio à Segunda Guerra Mundial, faltaram alimentos e combustível no Brasil. A sociedade viveu uma grande inquietação, mas a empresa cresceu perante a adversidade. Com o termino da guerra, a Alpargatas...
tracking img