Qualidade das aguas em piscinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desinfecção de Piscinas
Perigos da sua utilização
Relatório

Laboratórios Integrados em Saúde Ambiental I


Índice
Introdução ………….……………………………………………………………………………………………………… 3
A Piscina e a Banheira de Hidromassagem do Kandal Spa .………………………………………… 5
Desinfecção pelo Sistema de Iões de Cobre e pelo Bromo………………………………………….. 7
Análise Crítica ……………………………………………………………………………………………………………. 9Bibliografia……………………………………………………………………………………………………………….. 11
Anexo 1…………………………………………………………………………………………………………………….. 12

Índice de ilustrações
Ilustração 1: Fotografia original da piscina do Kandal Spa……………………………………………………….. 5
Ilustração 2: Fotografia original do computador……………………………………………………………………… 5
Ilustração 3: Fotografia original da banheira de hidromassagem……………………………………………. 6Ilustração 4: Fotografia original do chuveiro e lava-pés…………………………………………………………… 6
Ilustração 5: Fotografia original do sistema de iões metálicos de cobre………………………………….. 7
Ilustração 6: Fotografia original onde se pode observar a piscina e a porta de entrada para os balneários……………………………………………………………………………………………………………………………… 10

Introdução

Podem-se classificar as várias piscinas de acordo com algunscritérios simples, por exemplo, quanto à sua utilização podem-se distinguir entre públicas, privadas ou particulares. Quanto à sua finalidade podem ser desportivas, recreativas, terapêuticas, educativas e mistas (para uma ou mais finalidades). Já no que diz respeito à sua manutenção pode ter uma alimentação contínua, um enchimento cíclico ou uma recirculação com tratamento.
Apesar de as piscinasserem uma boa aposta desde o desporto até ao relaxamento passando por fins terapêuticos, existem vários perigos associados a estas. Perigos biológicos, como por exemplo, vírus, bactérias, protozoários e fungos, perigos químicos dos quais são exemplos os agentes adicionados para o tratamento da água ou agentes introduzidos pelos banhistas (cremes, etc) e perigos físicos, também conhecidos poracidentes, afogamento, lesões, quedas ou perdas de equilíbrio, cortes, etc.
Os perigos biológicos podem ter origem nos próprios banhistas, na água de alimentação da piscina, caso não seja devidamente tratada, e por poluição atmosférica (poeiras e pólen) no caso de piscinas ao ar livre sem coberturas. Estes perigos também podem ter um tipo de contaminação fecal (fezes libertadas pelos banhistas e/ouágua de alimentação da piscina contaminada) ou não fecal (matérias orgânicas humanas e/ou crescimento de bactérias e amebas na água da piscina ou em equipamentos). Estes perigos provocam várias infecções cujos factores condicionantes podem ser as temperaturas elevadas, deficiência ou ausência de tratamento da água, elevado número de banhistas, deficiência na renovação de água e ar, atmosferahúmida, a não existência de chuveiros e o uso de materiais que facilite o crescimento microbiano, como é o caso do piso rugoso para evitar as quedas por escorregamento.
Caso o agente sejam bactérias podem-se desenvolver patologias como Legionelose, Otite, Sinusite, Meningite, entre outras e/ou provocar sintomas como diarreias e náuseas. Caso o agente sejam protozoários podem-se desenvolver patologiascomo, Infecções cutâneas, Otites, Rinites, Faringites, Pneumonia, Conjuntivites, Meningite, entre outras. No caso de se entrar em contacto com fungos podem-se desenvolver Micoses, Infecções de nariz, garganta e ouvidos e ginecológicas. Se se tiver contacto com vírus podem-se desenvolver Verrugas, Faringites, Meningite, Hepatite, Conjuntivite e Pneumonites.
Os perigos químicos estão relacionadoscom as substâncias químicas presentes na água da piscina utilizadas para tratamento da água, os sub-produtos da desinfecção e as introduzidas pelos banhistas como por exemplo os cremes, uma vez que estes criam um biofilme nas paredes da piscina e à superfície da água.
Estas substâncias penetram no nosso organismo pela ingestão de água, inalação ou através da pele e provocam Irritações...
tracking img