Os maias - jantar no hotel central

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Maias – trabalho oral

* Vila Balzac
Sala – “de um verde feio e triste”
Quarto – “sobre fundo vermelho”
Sala de jantar – “caiada de amarelo”

A casa do Ega, a Vila Balzac, tem uma grandeconcentração de cores, dispostas em espaços bem definidos: “de um verde feio e triste” na sala, quarto vermelho, sala de jantar amarela. O vermelho do quarto é tão intenso que indica a dimensãoessencialmente libidinosa, carnal e efémera dos encontros de amor com Raquel Cohen. O amarelo/dourado indica o carácter ardente da paixão, tendo um significado duplo: cor do ouro de essência divina; cor daterra simbolizando o Verão e o Outono, anunciando a velhice, o Outono e a proximidade da morte.

* Jantar no Hotel Central: objetivo e organizador

O jantar tem como intenção fundamentalhomenagear o banqueiro Cohen, organizado por Ega e permite um primeiro e alargado contacto de Carlos com o meio social lisboeta.

Caraterização de Dâmaso, a Alencar e Cohen

* Sr. Dâmaso Salcede“rapaz baixote, gordo, frisado como um noivo de província, de camélia ao peito e plastrão azul-celeste”
Dâmaso é uma súmula de defeitos. Filho de um agiota, é presumido, cobarde e sem dignidade.Representa o novo-riquismo e os vícios da Lisboa da segunda metade do séc. XIX.

* Tomás de Alencar
“um indivíduo muito alto, (…) com uma face escaveirada, olhos encovados, e sob o nariz aquilino,longos, espessos, românticos bigodes grisalhos (…) e em toda a sua pessoa havia alguma coisa de antiquado, de artificial e de lúgubre.”
Simboliza o romantismo piegas. Não tem defeitos e possui umcoração grande e generoso. É o poeta do ultrarromantismo.

* Cohen
“um homem baixo, apurado, de olhos bonitos, e suíças tão pretas e luzidias que pareciam ensopadas em verniz”
Banqueiro, representa asaltas finanças. É calculista, cínico e embora tenha responsabilidades pelo cargo que desempenha, afirma alegremente que o país vai direitinho para a banca rota.

* Temas abordados ao...
tracking img