Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade de Autodesenvolvimento_Aula 03



Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?

Com base nos textos dos artigos citados naaula 3 (três) creio que a dificuldade brasileira para a implantação do conhecimento novo se dá pelo fato de que as empresas brasileiras não “querem fazer investimentos” em cursos palestrasentre outros, para não gerar gastos, já que esse investimento no conhecimento por muitas vezes tem retorno em um período longo. Além do que, não vêem o conhecimento Tácito (aquele que dedifícil externalização que é um conhecimento que provem da pessoa “individuo” e é fruto das experiências vividas) como uma fonte de produtividade, conhecimento e inovação ou mesmo tem dificuldade degerenciar o conhecimento Tácito.

Algumas empresas brasileiras já adotaram a Gestão do conhecimento como fonte geradora de mecanismos para identificar novos talentos, que troquemexperiências, idéias e inovem e vêem o conhecimento como um ativo intangível de valor. Mas, ainda a muito o que fazer, visto que empresas fora do país tem um Gestor responsável dentro dacompanhia somente para controlar a Gestão do Conhecimento, criando e aplicando ferramentas para externalização do conhecimento Tácito. Porém, não basta extrair idéias e informações se não souberutilizá-las, para elas serem aplicadas exige um estudo detalhado. A Gestão do Conhecimento ainda é uma prática nova nas empresas brasileiras e somente aquelas que verem isso como uma fontegeradora de recursos, idéias, inovações sairão na frente.

Fontes:.

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/gestao-do-conhecimento-nas-organizações/10853/ Postado em 24 demaio de 2005, às 02h03min, por Moises Costa.

http://www.pucrs.br/feng/civil/professores/giugliani/Gestao_Artigo_03_Elaine_Leite_GC_em_Empresas_Brasileiras.pdf Postado em abril de 2004.
tracking img