Semana da arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Karla Regina dos santos Pacheco Serie 3º Noturno

Índice

Introdução..........................................................................2

Vanguarda europeias........................................................3

Semana da arte moderna..................................................4

A primeira fase do modernismo.......................................4

CorrentesModernistas......................................................5

Mario de Andrade...............................................................7

Macunaíma resumo...........................................................7

Oswald de Andrade...........................................................8

Manuel Bandeira................................................................8Poesias................................................................................8

Conclusão.....................................................................

Bibliografia...........................................................

Introdução
A Semana da Arte Moderna foi realizada em 1922 no Teatro Municipal de São Paulo e contou com a participação de vários artistas, músicos eescritores, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral.
Esse grande evento cultural foi o que se resultou em muitas inspirações de artistas atuais em relação ao assunto a literatura e a pintura. A Semana da Arte Moderna é um movimento artístico no qual se propunha em uma renovação da visão social, além de ser considerado como uma manifestação política.
Este movimento ocorreu em ummomento que as cidades brasileiras passavam por uma rápida transformação urbana, que aconteceu por causa do processo de industrialização que começou com a I Guerra Mundial em meados do começo do século XX. Ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais, O capitalismo crescia no Brasil, consolidando a república e a elite paulista, esta totalmente influenciadapelos padrões estéticos europeus mais tradicionais.

Vanguardas Europeias

A palavra “vanguarda” vem do francês avant-gard (termo militar que designa o pelotão que vai à frente). Desde o início do século 20, designa aqueles que, no campo das artes ou das ideias, está à frente de seu tempo.
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram rupturacom a tradição cultural do século 19. Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo.

As cinco principais correntes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo.

Futurismo: primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda, caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte. Sua produção preconiza a subversãoradical da cultura e dos costumes, negando o passado em sua totalidade e pregando a adesão à pesquisa metódica e à experimentação estilística e técnica. 

Cubismo: resultado das experiências de Pablo Picasso (1881 – 1973) e de Georges Braque (1882 – 1963), esteve, inicialmente, ligado à pintura e teve por princípio a valorização das formas geométricas. Na literatura, caracteriza-se pelafragmentação da linguagem e geometrização das palavras, dispostas no papel de maneira aleatória a fim de conceber imagens.

Dadaísmo: surgido em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), constitui um grito de revolta contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra. Por isso, os dadaístas são contra as teorias e ordenações lógicas. 

Expressionismo: tem como herança a arte do final do século19 e valoriza aquilo que chama de expressão: a materialização criativa (na tela ou no papel) de imagens geradas no mundo interior do artista.

Surrealismo: como o Expressionismo, preocupa-se com a sondagem do mundo interior, a liberação do inconsciente e a valorização do sonho. Esse fascínio pelo que transcende a realidade aproxima os surrealistas das ideias do psicanalista austríaco Sigmund...
tracking img