Quais as dificuldades que as empresas enfrentam para a criação de conhecimento novo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata a vida do filósofo Sócrates de sua infância até o dia de seu julgamento, além de analisar a importância de seus ensinamentos dentro da Administração. Osrelatos de Platão, que era um de seus seguidores, mostram que Sócrates não era bem aceito pelos atenienses, pois defendia idéias contrárias às da sociedade.
Seu principio filosófico baseava-se naauto-avaliação e autoconhecimento.

Seus conhecimentos são fundamentais para a capacitação de um administrador, pois se sabe que o autoconhecimento é essencial na formação dos indivíduos e nosrelacionamentos em grupos.


2. A VIDA
Sócrates nasceu em 470 ou 469 a.C., em Atenas, filho de Sofrônico, escultor, e de Fenáreta, parteira. Recebeu uma educação tradicional: aprendizagem da leitura e daescrita a partir da obra de Homero. Tentou seguir os passos do pai e tornar-se escultor, mas dedicou-se à meditação e ensino filosófico. Desempenhou alguns cargos políticos e foi sempre modeloirrepreensível de bom cidadão. Entrou na vida política com o esforço de transmitir seus pensamentos para os cidadãos gregos. Julgava que devia servir a pátria conforme seus preceitos, lutando contra aquilo queempregavam os Sofistas (aqueles que agiam para o próprio proveito e formam grandes egoístas, ensinam sua arte aos cidadãos interessados em dominar técnicas do discurso).
Tentou introduzir algunspensamentos aos homens da época: as opiniões não são verdade, pois, não resistem ao dialogo crítico, são contraditórias, acreditamos saber, mas precisamos descobrir que não sabemos a verdade escondida emcada um de nós só é visível aos olhos da razão. Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes, em seus pensamentos havia uma grande necessidade de levarconhecimento aos cidadãos gregos. Através do dialogo, pois era o seu método de transmissão de sabedoria. Filósofo tentava levar conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano, ele não foi bem...
tracking img