Desde a Primeira Revolução Industrial (primeira metade do século XIX), constata-se a influência da máquina na garantia de trabalho do operário.

Com o passar dos anos, com novastecnologias e com o impacto do capitalismo, onde o lucro, é a base de tudo, o trabalhador foi perdendo espaço e começou a ser gerado o desemprego.

Esse desemprego é um problema que aumentavertiginosamente e traz consigo um aglomerado de problemas a sociedade. Por isso, um dos objetivos deste trabalho é questionar até que ponto, a tecnologia pode ser boa para a sociedade e aotrabalhador em especial. Não se pode negar os benefícios da tecnologia para a qualidade de vida e o progresso da humanidade, entretanto, também não se pode ingenuamente pensar que talfenômeno não apresenta efeitos indesejados e um alto custo social. Segundo Rifkin (2001, p.51) “a tecnologia seria o novo escravo, libertando a humanidade para brincar, desperdiçar tempo ouperseguir uma vocação maior”. Contudo tal expectativa não condiz com a realidade da maior parte da população mundial.

Pode-se considerar como uma visão simplista, atribuir o problema dodesemprego somente ao avanço tecnológico. Como já foi mencionado, o desemprego é um problema altamente complexo, uma vez que este é causado por uma gama de fatores, os quais refletidos nasociedade, produzem conseqüências desastrosas e imprevisíveis. Cabe, antes de tudo, aos poderes governamentais, voltarem-se verdadeiramente para o problema e verificar que o número dedesempregados cresce a cada dia. Quem está empregado hoje pode não estar mais amanhã. Não há mais estabilidade ou tranqüilidade para exercer qualquer atividade produtiva. Os trabalhadoresencontram-se num jogo de competição, de tensão, de apreensão constante, onde é necessária uma corrida de atualização constante para desta forma tentar manter-se empregado ou empregável. [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Quais as consequencias do desemprego enquanto questão social?. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-As-Consequencias-Do-Desemprego-Enquanto/390705.html

MLA

"Quais as consequencias do desemprego enquanto questão social?" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-As-Consequencias-Do-Desemprego-Enquanto/390705.html>.

MLA 7

"Quais as consequencias do desemprego enquanto questão social?." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-As-Consequencias-Do-Desemprego-Enquanto/390705.html>.

CHICAGO

"Quais as consequencias do desemprego enquanto questão social?." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-As-Consequencias-Do-Desemprego-Enquanto/390705.html.