Analise filme tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 01
O filme Tempos Modernos retrata a época da Revolução Industrial que transformou o trabalho em emprego, os trabalhadores passaram a trabalhar por salários, surgindo uma nova cultura. Em razão do surgimento das máquinas industriais, houve a necessidade de contratação de grande número de trabalhadores urbanos, passando a existir uma maior concentração populacional nas cidades. Surgiramnovos métodos de produção, que aumentavam a produtividade, causando desemprego, e a excessiva oferta de mão-de-obra causou redução dos salários, as jornadas eram extensas e as condições de trabalho eram perigosas.
O desemprego foi uma questão importante, o maquinismo deveria ajudar o homem, e não deveria provocar tragédias e nem suprimir empregos. Quando a depressão atingiu boa parte da sociedade,levando ao desemprego, ao crime e principalmente à fome, devido à revolução industrial, surgiram os primeiros sindicatos da categoria dos empregados dessas empresas para que eles reivindicassem seus direitos perante as empresas.
Notamos que o serviço social no contexto de Tempos Modernos, meados da revolução industrial, tinha ainda forte influência da filosofia positivista sintonizadas com umamoral cristã deturpada pelo reducionismo epistêmico, onde a ajuda era considerada obra de caridade baseada numa falsa noção de filantropia.
Na verdade ainda não tínhamos neste momento a figura técnica do assistente social conforme hoje conhecemos. O que acontecia era um movimento de manutenção da miséria, encomendado pelos grandes empresários, onde o assistente social era sarcástica ferramenta decondicionamento de massas. Hoje esse profissional ainda luta para banir o assistencialismo cuja atividade não beneficia comunidades senão presta favores com objetivos escusos.
A pequena fábrica destinada a atender a demanda de comunidades bem próximas, utilizando recursos regionais e tecnologias limpas, além de modelos cooperativos de divisão dos lucros e economia solidária, pode fazer parte dasgrandes soluções que o futuro necessita. Futuro em que, acredito, ser o papel do assistente social e este profissional despontará, além da atenção básica e do atendimento imediato, como uma das principais armas de denúncia, garantia de direita e fecunda formação de opinião.
No Brasil, a cidadania, enquanto garantia de direitos, inexistiu até os anos 30, com a garantia de direitos sociais, apenasaos que se encontravam incluídos no mercado de trabalho. Uma cidadania que não incomodava às classes dominantes, visto que assegurava apenas os direitos do cidadão como eleitor e como trabalhador, incluído no mercado formal de trabalho.
A partir do final dos anos 70, as lutas dos movimentos sociais populares fizeram emergir no país o desejo de uma cultura democrática em torno do uso dos recursospúblicos, da participação da população no processo decisório das políticas sociais públicas, assim como, da atividade política baseada na ética. Tais lutas asseguraram importantes conquistas no campo da cidadania, da participação popular, da democratização do Estado e da sociedade. Mas, as conquistas obtidas, na maioria das vezes reduzidas ao nível da legalidade, encontram limites no agravamento dascondições de vida da maioria da população, na precarização do trabalho e todas as consequências daí decorrentes.
Analisando a noção de cidadania que surge no Brasil, relacionada às experiências dos movimentos sociais, no final dos anos 80, distingue-a da visão liberal, ressaltando alguns elementos que configuram o seu caráter inovador e estratégico.
É no campo de uma cidadania que exige“direito a ter direitos” que se coloca a importância da assistência social como política pública no Brasil. Num país que não chegou a construir um sistema de proteção social, em que a cidadania sempre foi um privilégio para os incluídos no mercado, a defesa da política de assistência social, na perspectiva da justiça social, da distributividade e da cidadania assume uma dimensão estratégica, no...
tracking img