pulgas

Páginas: 8 (1921 palavras) Publicado: 19 de março de 2014

Siphonaptera

A ordem Siphonaptera (siphon= tubo; aptera= sem asas) compreende insetos hematófagos de ambos os sexos, conhecidos como pulgas e bichos-de-pé. Esses insetos são encontrados em todo mundo, com aproximadamente 3.000 espécies conhecidas. Dessas, pouco mais de 250 ocorreram na América do Sul, e no Brasil já foram assinaladas 60 espécies ou subespécies.
O sangue consumido por esteparasita é essencial para a maturação dos ovos. Esses caem no solo de onde vive o hospedeiro, passando pelo período de incubação que pode de 9 a 200 dias, aproximadamente, ele dependerá da espécie da pulga e de fatores ambientais como: umidade, temperatura, entre outros. A larva irá alimentar-se de substâncias orgânicas secas e também, das fezes das pulgas adultas. Em seguida, inicia-se o estágiopupal, onde haverá o desenvolvimento da pupa dentro do casulo que, assim como o estágio anterior, é influenciado por fatores ambientais. Geralmente, o desenvolvimento completo da pupa leva cerca de 1 mês no verão, já no inverno, pode levar meses. Quando se tornam adultas, procuram um hospedeiro para se alimentarem e iniciarem novamente o ciclo.
As pulgas na fase adulta são ectoparasitos de avese mamíferos, e na fase larvária, apresentam vida livre e aparelho bucal do tipo mastigador. Algumas espécies apresentam especificidades de hospedeiro.
Quase todas as ordens de mamíferos já foram encontradas parasitadas por sifonápteros, mas as mais frequentes foram Rodentia, Insectivora, Marsupialia, Chiroptera, Carnivora, Lagomorpha e Edentata.
A duração do parasitismo ou ao tempo de associaçãocom o hospedeiro, as pulgas podem viver sobre um determinado hospedeiro ou então, fora dele, geralmente em seu ninho. A maioria das espécies de pulgas vivem sobre a pelagem dos hospedeiros e neles alimentam-se intermitentemente (Xenopsylla spp, Ctenocephalides spp, Polygenis spp) ou então, penetrando sob a pele dos hospedeiros, e se alimentando permanentemente (fêmeas fertilizadas de Tunga spp).Outras espécies não vivem sobre o hospedeiro, só procurando para exercer a hematofagia (Pulex irritans).



Como Parasitos
São agentes espoliadores sanguíneos (machos e fêmeas), com várias espécies continuando a exercer a hematofagia, mesmo após repletas;
Provocam irritação da pele devido à picada, ocasionando dermatite e reações alérgicas de intensidade variada (ex: prurigo de Hebra);Causam lesões cutâneas nos locais de parasitismo por Tunga penetrans (bicho-de-pé), com a possível veiculação mecânica do tétano (Clostridium tetani), de gangrenas gasosas (Clostridium perfrigens) e de esporos de fungos (Paracoccidioides brasiliensis).
Em altas infestações, alguns animais de pequeno porte podem apresentar-se anêmicos, pelas sucessivas hematofagias.
A tungíase apresenta altaprevalência no Brasil, especialmente nos meses quentes e secos, ocasionando, entre os portadores, dificuldades de postura e locomoção, necrose óssea e tendinosa e até perda de dedos dos pés.

Como Transmissores ou Vetores
Viroses (Mixoma mollitor, agente da mixomatose em coelhos);
Doenças bacterianas: Yersinia pestis, agente da peste bubônica; Francisella tularensis, agente da tularemia; Salmonellaenteritidis e Salmonella typhimurium, agentes de salmoneloses. Rickettsia mooseri, agente do tifo murino, que atinge humanos.

Como Hospedeiros Invertebrados (Intermediários)
Protozoa: Trypanosoma lewisi, com evolução em roedores sinantrópicos;
Cestoda: Dypilidium caninum, com evolução no cão (ou acidental no homem); Hymenolepis nana e Hymenolepis diminuta, que se desenvolvem posteriormente nohomem e ou roedores;
Nematoda: Dipetalonema reconditum, verme filarial com posterior desenvolvimento em cães.

Morfologia
As pulgas são insetos pequenos – 1 a 3 mm, de cor castanho-escuro e corpo achatado lateralmente (para facilitar a locomoção entre os pelos). São ápteras; o último par de pernas é adaptado para saltar, o que lhes permite dar pulos extraordinários, de várias vezes o seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pulga
  • Pulgas em rodores
  • Pulgas e piolhos
  • Piolho pulga
  • MERCADO DAS PULGAS
  • Pulgas e carrapatos
  • Parasitologia Pulgas
  • Dermatite alérgica a pulgas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!