Publicidade e linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM NA TV MOVIMENTOS DE CÂMERA
AS ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM DA TV Linguagem cinematográfica é o conjunto deplanos, ângulos, movimentos de câmera e recursos de montagem que compõem o universo de um filme. Da mesma forma que na linguagem gramatical os substantivos, adjetivos e advérbios exercem funções específicase são usados da maneira mais inteligível possível, osaspectos da linguagem cinematográfica devem ser planejados para se obter a melhor forma de expressão. Para isso, é precisolevar em conta que cada plano, movimento de câmera, entre outros aspectos que compreendem a linguagem cinematográfica, tem um efeito psicológico, um valor dramático específico e exerce seu papel dentro da totalidade que é um filme.

ENQUADRAMENTOS

Oenquadramento édeterminado pela distância entre a câmera e o objeto filmado. Veja quais são os enquadramentos mais comuns: Planogeral: Enquadraa cena em sua totalidade. Éaberto e procura registrar o espaço onde as personagens estão. Ocorpo humano é enquadrado por inteiro e sempre temos o ambiente (interno ou externo) ocupando grande parte da tela. Reduzindoo homem a uma silhuetaminúscula, este plano o reintegra nomundo, faz com que as coisas o devorem.

Disciplina: Rádio &TV 01Professor : Júlio Rocha - UNIPAC - 2012| 1

PlanoAberto: Pega todo o objetoda filmagem e nada mais. Mostra a pessoa da cabeça aos pés.

Plano americano: Enquadra a figura humana do joelho para cima. Temessenome devido à sua grande popularidade entre os diretores de Hollywood das décadas de 30 e 40.

Plano médio: Mostrameioobjeto, ou seja, a pessoa da cintura para cima.

Close: É o plano enquadradode uma maneira muito próxima do assunto. A figura humana é enquadrada do ombro para cima, mostrando apenaso rosto. Comisso, o cenário é praticamente eliminado e as expressões tornamse mais nítidas para o espectador.

Disciplina: Rádio &TV 01Professor : Júlio Rocha - UNIPAC - 2012| 2

Superclose: Semelhante ao close,mas serefere a objetos. Enquadra umobjeto isolado ou parte dele ocupando todo o espaço da tela. Ressaltaum aspecto visual, eliminando o que não é importante no momento.

ÂNGULOS

Os ângulos são determinados pela posição da câmera em relação ao objeto filmado. Conheça alguns tipos de ângulos.

Plongée: A câmera filma o objeto de cima para baixo, ficando a objetiva acima do nível normal do olhar.Tende a ter um efeito de diminuição da pessoa filmada, de rebaixamento.

Contra-plongée: A câmera filma o objeto de baixo para cima, ficando a objetiva abaixo do nível normal do olhar. Geralmente, dá uma impressão de superioridade.

Disciplina: Rádio &TV 01Professor : Júlio Rocha - UNIPAC - 2012| 3

Inclinado: É uma tomada feita a partir de uma inclinação do eixo vertical da câmera. Pode serempregada subjetivamente, materializando aos olhos do espectador uma impressão sentida por uma personagem, como uma inquietação ou um desequilíbrio moral.

MOVIMENTOS DE CÂMERA
Osmovimentos de câmara constituem a base técnica do plano em movimento. Sãodefinidos levando-se em conta se o movimento da câmera é de rotação (em torno do seu eixo) ou de translação (locomovendo-se em avanço ou recuo,subindo ou descendo). Confiraalguns movimentos de câmara:

Panorâmica:

a câmera se move em torno do seu eixo, fazendo um movimento giratório, sem sair do lugar. Trata-sede um movimento da câmera que pode ser horizontal (da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda), vertical (de cima para baixo ou vice-versa) ou oblíquo. A panorâmica vertical é também conhecida como tilt.Travelling: a câmera é movida sobre um carrinho (ou qualquer suporte móvel) num eixo horizontal e paralelo ao movimento do objeto filmado. Esteacompanhamento pode ser lateral ou frontal, neste último caso podendo ser de aproximação ou de afastamento.

Disciplina: Rádio &TV 01Professor : Júlio Rocha - UNIPAC - 2012| 4

Zoom: a câmera se mantém fixa e é seu conjunto de lentes que se move, fazendo com...
tracking img