psiquismo infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A Contação de Historias no psiquismo infantil

O ato de ouvir estórias ajuda o indivíduo a reivindicar sua herança, seus temores, seus anseios. As crianças tem conhecimento dessa herança no furação de emoção que vivem, é aonde se distingui o professor como contador de estórias com representante desse processo de assimilar suas emoções.
Em alguns momentos a criança sente-se confusa em relaçãoaos seus sentimentos pois torna-se difícil adaptar-se a eles, levando a aflição. O acumulo dessa energia acaba sendo liberada na fora de sintoma físico que afetam sua conduta, tornando a criança agressiva, ansiosa, hiperativa, com pouca concentração, etc.
Emborra elas necessitem de auxilio para lidarem com as emoções as crianças não se sentem a vontade para transmitir com naturalidade suasdificuldades, isso ocorre por que elas não se sentem familiarizadas com a linguagem cotidiana, para uma criança esse não é o linguajar do sentimento, elas transmitem melhor o que sente por meio do figurativo, da imagem, do sonho e das estórias.
Quando o professor se expressa por meio de narração de estórias ele toca mais profundamente uma criança do que se ele usa-se a linguagem literal. Exprimir,figurar algo que se quer falar por meio de desenho ou pintura é usar da imaginação é usar espontaneamente a linguagem infantil.
Nos contos há sempre uma disputa entre o bem e o mal, há varias dificuldades a serem vencidas, e inúmeras possibilidades de obter vitória. Todos esses preceitos tornam-se parte da existência psíquica da criança, criando um processo de identidade.
A luta do heróidemonstra possibilidade de não recuar frente as dificuldades na vida real, e ter coragem para vencer os desafios a que são sujeitos. Os personagens que representam o mal demostram em seus aspectos o instinto do ser humano, ao serem confrontados, criam a probabilidade de equilibra a natureza humana e a natureza animal.
De acordo com Bettelheim (ibid.) essas criaturas são fruto da imaginação, figurasassombrosas que a criança leva dentro de si: medo de ser abandonada pelos pais, de ser engolida e da competitividade com os irmão. As estórias encantadas diminuem essa aflição e trazem sossego para as crianças, pois assim as forças do mal são destruídas e todos podem “viver felizes para sempre”.
Bettelheim, diz que a narração oral é um caminho para o desenvolvimento da maturidade e sedimentação daindividualidade, da autovalorização e da projeção de um futuro esperançoso, gerando o abandono das dependências infantis e abrindo espaço para o convívio com a obrigação moral e a convivência social pautada na consideração ao outro.
A estória é o artificio que a criança dispõe para combater os problemas de forma saudável e criativa, conduzindo a mesma a um universo incrível onde o drama vividopelo personagem, suas desventuras estão cheias de significados a criança é sensível a isso, ela esta no mundo onde se passa a estória, e esse lugar de esperança, alternativas e probabilidade: alternativa sobre como agir frente ao problema, e probabilidade de superar de maneira criativa esse problema.
As narrações são excelentes instrumentos para ajudar no desenvolvimento da criança, o conto da aesta a possibilidade de vivenciar na fantasia suas emoções, sem ser necessário passar por tais situações na vida real, além do que a estória proporciona a criança pensar em si em seus sentimentos e em suas emoções dolorosas, em seus conflitos interiores, como adaptar-se a escola, aceitar dividir a atenção com outra criança( irmão) ou enfrentar o luto e etc.

As estórias são únicas, pelo fatode que elas abordam de uma maneira simples e compreensível dores humanas como: abandono, medo, fome, maus tratos..Elas forma-se no inconciente de uum todo, sensações aturais a qualquer um, por isso vemos estórias bem semelhantes em varias culturas pelo mundo e em datas diferentes. As estórias tem fundo arquétipo emborr sejam complexos elas são organizadas de forma simples de ser compreendida...
tracking img