Leontiev

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA
TURMA: 01T6A 7º PERIODO
PROFESSOR: LEONARDO SALES

















SEMINÁRIO

O DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO NA CRIANÇA



Janny de Almeida Padilha
Marcos Romenique
Muryel Carvalho
Viviane Chaves
Aurélia












TERESINA – PI
NOVEMBRO/2011


ALEXIS LEONTIEV

Aleksei Nikolaevich Leontiev nasceu em 1903e faleceu em 1979. No ano de 2003 se comemorou o centenário de nascimento desse psicólogo soviético que, juntamente com Lev Semenovich Vigotski (1896-1934) e Alexander Romanovich Luria (1902-1977), tornou-se referência internacional não para a psicologia, mas também para outras áreas como educação e sociologia.
Abordaremos neste seminário, o conteúdo teórico de Leontiev, no que se refere aoDesenvolvimento do Psiquismo na Criança, focalizando alguns aspectos da psicologia marxista de Alexis N. Leontiev, os quais se constituem, em significativas contribuições para a educação contemporânea.


O DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO NA CRIANÇA (pg.303-334).

O psiquismo da criança no decurso de seu desenvolvimento é construído a partir da atividade humana que a rodeia, sob a influência dascircunstâncias concretas de sua vida, e dos pais que determinam a visão de mundo juntamente com a inter-relação com os seus. Sendo esse o inicio de vida social. Na idade pré-escolar a criança logo começa abrir um novo circulo de amizades na escola, onde aprende seus deveres diante da sociedade. Ela se sente muito satisfeita em cumprir seus deveres escolares, a imaginação é um destaque forte (a criança faz odesenho, pois tem a quem mostrar) uma forma de reforçar sua importância. O psiquismo da criança se desenvolve no decorrer da própria vida aprendendo a lidar com relações do interior e exterior sendo ele escolar, social e familiar. Sua evolução de relações é notável não somente com os pais e o educador também com obrigações relativas à sociedade. Os pequenos se adequarão ao domino de novasaprendizagens, onde começa a perceber o que gostam ou não de fazer; abrindo-se ao novo; se reorganizando em seus processos psíquicos particulares se encontrando em atrativos diversos. O estagio de desenvolvimento psíquico é diversificado pelos tipos de relações e adaptações com a realidade dominante em etapas caracterizadas por tipos de convivências e atividades sendo assim dominante pra ela. Ascondições sócio-históricas é o que aglomera no conteúdo do desenrolar de seu desenvolvimento, sendo assim não há uma regra de idade pro seu progresso. Algumas sensações e percepções vão surgindo na criança e ela começa então a se adequar a novos sentidos e sentimentos aonde se conduzem a orientações. Todas as sensações precisam ser focadas e educadas na formalidade de entretenimento dessa transformaçãocrescente.
Nesse processo o homem vai constituindo a sua humanização, que se dá como um processo de educação das novas gerações pela mediação das gerações que as precedem. Na trajetória feita pelo homem desde que nasce até à idade adulta esse processo de educação vai se constituindo em diferentes círculos de relações de que participa inicialmente restrito ao círculo familiar, essa participação,progressivamente, amplia-se para os demais grupos sociais, dentre os quais os que se constituem pelas relações educativas no interior das instituições escolares. A escola, responsável pela transmissão dos conhecimentos elaborados historicamente e sistematicamente organizados em uma estrutura curricular, exerce um papel fundamental na transformação dos sujeitos ao propiciar-lhes a apropriação dessesconhecimentos e desenvolver-lhes as habilidades, capacidades e aptidões necessárias ao processo de sua objetivação como seres humanos. A escola funciona, então, como uma via para acessar o conteúdo cultural sistematizado, programado especialmente para desencadear um processo de ensino que promova nos alunos o seu processo de humanização e desenvolvimento psíquico.

1- O desenvolvimento infantil...
tracking img