Resenha Crítica do Texto “Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos- À luz da teoria de A. N. Leontiev” de Nadia Mara Eidt

1368 palavras 6 páginas
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciatura em História

Brenda Marendaz Stassen

Resenha Crítica do Texto “Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos- À luz da teoria de A. N. Leontiev” de Nadia Mara Eidt, Didática, Professora Flávia M. N. Motta.

Nova Iguaçu
2015

As “pedagogias do aprender a aprender”, é o que tem de mais atual no momento; elas são necessárias para melhor acumulação de conhecimento, e é na educação básica o melhor momento para “aprender a aprender”. Estas pedagogias estão baseadas em: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. “Competências, como entendida nestes documentos, refere-se à capacidade de mobilizar múltiplos recursos, entre os quais os conhecimentos teóricos e experiências da vida pessoal e profissional, para responder às diferentes demandas das situações de trabalho. ” (p.161).

A Escola Nova, de John Dewey, é uma consequência das mudanças econômicas e sociais do século XIX para o XX. Tem como base, criar um novo homem, aos moldes da necessidade da sociedade, com conteúdos específicos e fiscalização dos objetos estudados. O modelo taylorista-fordista fez com que a escola se torne um local para ensinar ao aluno, os poucos e básicos conhecimentos que ele precisa para trabalhar na fábrica, sem aflorar sua criatividade ou sua capacidade de pensar criticamente. A Escola Nova se preocupa em como o aluno aprende, construtivismo, a criança deve descobrir o conhecimento, e isso causa um choque entre o conhecimento adquirido pela experiência antes da escola com o conhecimento apresentado na escola.
Dewey acredita que o aluno e o professor estão no mesmo lugar de conhecimento, e o aprendizado depende do aluno e de suas experiências, negando o aprendizado cientifico, diz que não existem matérias que possam modificar o pensamento; o papel do professor é o de, apenas, auxiliar o aluno em seu processo de aprendizado. Ele afirma que professor e aluno estão no mesmo

Relacionados