04844012893

3548 palavras 15 páginas
“Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem”
Vitor da Fonseca
Profesor Catedrático Agregado
Universidade Técnica de Lisboa
FMH – Departamento de Educação Especial e Reabilitação
Consultor Psicoeducacional

Ao abordar a temática “Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem”, numa perspectiva intercultural, uma vez que nos vamos servir de contributos de pioneiros europeus, norte-americanos e russos, temos que prioritariamente reformular, ou refundar, epistemologicamente o que entendemos por Psicomotricidade.

Serve portanto este resumo, para explicar as nossas fontes de estudo e de inspiração e as nossas raízes reflexivas, pretéritas e prospectivas, sobre um tema tão interessante e abrangente. Nesta conferência abordaremos preferencialmente as relações entre

o

desenvolvimento

psicomotor

e

a

aprendizagem,

mais

a

psicomotricidade do que efectivamente a aprendizagem, e mais a aprendizagem não simbólica e não verbal, do que a aprendizagem simbólica e verbal, que já foi tema doutro livro que escrevemos (Fonseca, 1984, 1999).

A Psicomotricidade pode ser definida, em termos necessariamente reduzidos, como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências, recíprocas e sistémicas, entre o psiquismo e a motricidade.

O psiquismo nesta perspectiva é entendido como sendo constituído pelo conjunto do funcionamento mental, ou seja, integra as sensações, as percepções, as imagens, as emoções, os afectos, os fantasmas, os medos, as projecções, as aspirações, as representações, as simbolizações, as conceptualizações, as ideias, as construções mentais, etc., assim como a complexidade dos processos relacionais e sociais.

O psiquismo, nesta dimensão integra a totalidade dos processos cognitivos, compreendendo as

funções

de

atenção,

de

processamento

e

integração

multissensorial (intero, próprio e exteroceptiva), de planificação, regulação, controlo e de execução motora.
1

Relacionados