Psiquiatria alternativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
. O autor faz um breve resumo de como a sociedade atual vê a loucura.
- Discorra sobre esta visão.
R- Foi denominado pela burguesia que valoriza sua classe que a loucura partia da família doindividuo e não de instituições sociais, e com isso a loucura poderia ser uma ameaça do desenvolvimento dos comportamentos da sociedade.
O louco era considerado como alguém que tinha sua própria razão,mesmo que diferente da comum.
Atualmente ele é visto como alguém que já perdeu a razão. vêm do corpo, por estragos hereditários ou acontecidos ao acaso. Faz o povo acreditar que a loucura nasce docorpo do indivíduo, logo os relacionamentos dentro da família, da escola e da sociedade não precisam ser mudados.
2. Como é vista a loucura através da história? – Faça uma linha do tempo.
R- Naantiguidade, várias doenças eram atribuídas à ação de deuses, demônios e forças sobrenaturais. Os problemas nervosos e mentais não eram considerados doenças. No cristianismo a loucura era respeitada, masaqueles que tinham alguma agitação eram considerados obras do demônio. Na Europa, idade média, a loucura foi vista como “ pobreza de espírito “, onde tinha um sentido religioso profundo e algunsdesviantes eram tratados como bruxos.
No feudalismo durante a idade média, a família que tinha filhos enlouquecidos deixavam seus filhos irem e virem livremente. Contudo não havia o sentimento deabandono, pois os diferentes eram respeitados e tidos inocentes como crianças. Com a decadência do feudalismo houve mudanças sociais, os pobres e loucos passaram a serem temidos, como uma ameaça social, ea visão da sociedade os definiram como vagabundos. Os loucos do século XVIII foram vistos como parasitas, e foram despachados para outros locais. Com a diminuição da lepra epidêmica surgiram vagas nosgrandes leprosários e para lá foram encaminhados os pobres.
Na revolução Francesa, fim do século XVIII, a loucura era tida como uma animalidade do homem, que se manifestava nestas criaturas, onde...
tracking img