Antipsiquiatria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Por estarmos lidando com tema tão polêmico e radical, optamos
por citar diversas vezes os autores em questão, tentando das voz a eles na divulgação de suas idéias.
Devido ao fato de o grupo já ter escrito o trabalho sobre antipsiquiatria (Laing, Cooper e Szazs, respeitando Basaglia que nega tal rótulo se considerando da Psiquiatria Democrática) antes da divisão de autores porgrupos, utilizamos de tal texto como uma introdução assunto da antipsiquiatria.
A obra teórica de Franco Basaglia é bem vasta, resumi-la e analisá-la não resultaria em um texto pequeno, portanto pedimos a compreensão se nalgum momento fomos sintéticos demais ou se pulamos algum aspecto por nós considerado de menor importância.

A ANTIPSIQUIATRIA

“Qualquer classificação de alguém sem seuconsentimento é uma violação de sua integridade.”
J. P. Sartre

A antipsiquiatria , uma feérica crítica a psiquiatria enquanto tal surgiu no seio da psiquiatria a partir da década de sessenta deste século, tendo como nomes de destaque: Ronald David Laing (1927 a 1889), David Cooper (1931 a 1986) e Thomas Stephen Szasz (1920 a ____).
Podemos destacar a negação que este movimento(a antipsiquiatria) faz da psiquiatria em frases como esta: “Acima de tudo, preocupei-me com a questão da violência na psiquiatria e concluí que, tal vez, a mais chocante forma de violência em psiquiatria é nada menos do que a violência da psiquiatria...” proferida pôr Cooper .
Mas porque tamanha desfeita para com uma profissão supostamente honrada na nossa sociedade que publica livros, venderemédios, mantém nosocômios?
Para tal resposta, nos detivemos num olhar sobre a psiquiatria, um olhar histórico para compreender como ela se formou.
Com o Renascimento Comercial do fim da Idade Média (séculos XIV e XV) surgiu uma nova classe social , a burguesia. Com a Revolução Industrial (séc. XVIII) esta classe atingiu a proeminência econômica, e com a Revolução Francesa (1789 a 1799) eas Revoluções Liberais do século seguinte (1830 a 1848) lançaram as bases para a sua supremacia política enquanto classe hegemônica.
A vigência do modo de vida burguês para toda a sociedade impôs a primazia do lucro como sendo a meta básica e única de toda atividade humana, e a sujeição do homem aos ditames do capital, coisas até então inéditas nas sociedades humanas.
A existência de pessoasque não se inseriam no sistema produtivo, não dão lucro irá atrapalhar o processo de acumulação capitalista. Retira-los do meio social se torna assim imperativo.
Logo os pobres serão segregados longe da sociedade.
A exemplo dessa ação temos, como bem lembra o Professor Frayze, a fundação em Paris (1656, ou seja ainda antes da “Era das Revoluções”) do “Hospital Geral, isto é, uma instituiçãoque engloba diversos estabelecimentos sob uma administração única e destinada a recolher todos os pobres da cidade.” A partir de então todas as demais cidades francesas possuirão esse famigerado Hospital Geral.
Assim, a pobreza é uma mal a ser sanado, o pobre não se encaixa na normalidade burguesa, ele é anormal, não segue a razão (do lucro) é um ente sem razão. Dessa visão da pobreza para aconstrução do conceito de loucura, foi um “pulinho”.
Em suma, “a loucura é percebida no campo formado pela própria miséria, pela incapacidade para o trabalho e pela impossibilidade de integrar-se no grupo” (burguês) .
Assim o pobre/louco deve ser tratado/punido para se encaixar e pôr não se encaixar na ordem burguesa.
A punição emergia do discurso moral que afirmava ser o bom o trabalho, aprodutividade, já o louco pôr não se dedicar a estes seria portador do mal, portanto passível de punição.
Mas qual o médico a cuidar desses improdutivos? Roy Porter lembra muito bem quando afirma: “...o aparecimento da medicina psicológica foi mais conseqüência do que causa do surgimento do asilo de loucos. A psiquiatria foi capaz de florescer depois - mas não antes - de grande número de...
tracking img