Psicoterapia cognitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A psicoterapia cognitiva se baseia no modelo cognitivo sendo o qual o afeto e comportamento são determinados pelo modo como um indivíduo estrutura o mundo. Suas cognições mediam as relações entre os impulsos aferentes do mundo externo e as reações. Entre acontecimentos ambientais e os afetos e comportamentos está o processamento cognitivo. Essa abordagem se distingue da psicanálise na medida queestá entende determinante do comportamento instâncias que estão fora do controle do indivíduo, já na terapia cognitiva a origem da ação está na consciência, logo tem controle sobre os mesmos.
A TC teve como precursora a terapia racional-emotiva, mas foi desenvolvida por Aaron Beck, que foi um psicanalista. Beck percebeu em seus pacientes deprimidos certas características cognitivas e suasrelações com os sintomas apresentados. Foi então desenvolvendo um modelo teórico e uma prática correspondente, a qual foi testada por verificações empíricas e foram validadas. A terapia cognitiva também utiliza procedimentos comportamentais fazendo com que ganhe ainda mais abrangência.
As interpretações que o individuo faz do mundo se estruturam ao longo de seu desenvolvimento, formando os esquemas ouregras. Estes esquemas são uma espécie de formula que uma pessoa tem a sua disposição para lidar com situações regulares de maneira a evitar todo o processamento complexo quando surgem novas situações. Ela passa então a ativar um modo, a noção de modo pode ser correspondente ao conceito usado em eletrônica que define a forma que os equipamentos funcionam, modo rádio, modo cd, etc. Quando um modo éativado o indivíduo fica funcionando apenas daquela forma. Há modos negativistas, narcisistas, vulneráveis, eróticos, etc. A ativação de um modo dispara a ativação de esquemas correspondente os quais farão disparar os pensamentos automáticos. Estes pensamentos automáticos vão provocar as emoções correspondentes e por meio deles pode-se descobrir os esquemas que os geraram. Em resumo pode sedizer que qualquer emoção depende da avaliação que o indivíduo faz da situação.
Outro conceito importante da TC é o de domínio pessoal, o qual em seu centro é constituído pelo conjunto de objetos concretos ou não que são importantes para uma pessoa, seu conceito de si mesma, seus atributos físicos, características, valores e metas. Em torno desse centro está a família, amigos bens e posses. Outroscomponentes variam em grau abstrato, como liberdade justiça ou moralidade.
A TC tem como característica ser uma abordagem ativa, diretiva e estruturada, que pode ser usada no tratamento de vários problemas psiquiátricos, também usa a aplicação de procedimentos clínicos como introspecção, insight, teste de realidade e aprendizagem. Em casos de depressão podem ter curto prazo e em casos detranstorno de personalidade podem ser de longo prazo. Outra característica da TC é que ela também exige uma sólida relação terapêutica. Empatia, calor humano e autenticidade devem estar presentes em todo terapeuta cognitivo. Usa o método socrático a fim de quebrar conceitos pré-estabelecidos, no caso as crenças irracionais, todavia não é persuasiva, usando a técnica de perguntas para questionar seuspensamentos automáticos. A TC é orientada para o problema e não para a personalidade e também se baseia em um modelo educacional.
O trabalho de casa ou tarefa é considerado um dos aspectos centrais da TC, uma vez que as sessões tem limitação de tempo, a resistência por parte do paciente em realizá-los deve ser examinada nas sessões, para que se possa detectar os fatores que a estimulam.
Oprocesso terapêutico implica uma necessidade de orientação ao paciente, parte da sintomatologia do paciente deve-se ao fato dele não entender o que acontece consigo mesmo, portanto é fundamental que lhe seja oferecida uma explicação detalhada da lógica da Terapia Cognitiva. Esta atitude é importante pois pode trazer alívio ao paciente por ele se sentir compreendido. Também para que se estabeleça...
tracking img