Psicoterapia breve - as quatro tarefas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUATRO TAREFAS
* Enquadres diferentes para pacientes diversos, dependendo da necessidade de cada um.
* È função do terapeuta identifica o porquê do momento crítico pelo qual passo o cliente e ajudá-lo na tentativa de sua elucidação (esclarecimento).
* O terapeuta deve fazer uma avaliação de cada caso antes do início da terapia.
SÃO 4 ( QUATRO) AS TAREFAS
1- Formular umaintervenção inicial baseada na angústia que motivou a procura por auxílio; 2- Reconhecer se há crise ou não 3- Distinguir o foco 4- Decidir a indicação
* A experiência mostra que 1 a 4 sessões são suficientes para a realização das tarefas, para o esclarecimento de uma aliança terapêutica e o início de elaboração em torno da angústia que levou o pc à consulta.
* A primeira sessão é com o objetivo deformular uma pergunta: o porquê da consulta, qual a angústia em pauta, qual o sentido que poderá ter a psicoterapia, em função do questionamento levantado.
* A pergunta deverá fazer sentido para o pc.
* Movido pela angústia que o levou a procurar o atendimento o pc além do desejo de ser escutado quer ouvir a opinião do profissional a respeito do problema que acabou de relatar.
* Apenasouvir o pc não é garantia de que ele irá voltar, pois ele pode sair frustrado.
* Uma das idéias das quatro tarefas é que ela propicia tempo suficiente para que haja um conhecimento mútuo. (Pc e terapeuta)
1ª TAREFA O interesse volta-se para emissão de uma intervenção verbal pertinente, baseada na angústia do pc.A intervenção estará permeada pela escuta do motivo da consulta e pela avaliaçãoinicial da personalidade.
2ª TAREFA Consiste em verificar se o pc está ou não em crise. A crise é entendida como uma ruptura de sentido de vida, identifica-se mediante perguntas dirigidas ao pc, indagando sobre aspectos de sua existência, tais como perspectiva de vida, sentido da existência, pretensões quanto ao futuro.A indicação de PB é influenciada pelo fato de o sujeito estar ou não em crise,ou à beira dela.
3ª TAREFA Volta-se para a composição do foco, ligado à angústia, à queixa e aos sintomas.O foco pode ser a crise ou uma característica ligada aos tipos de personalidade.
4ª TAREFA É o momento da indicação, do contrato.Mas é importante a clareza de alguns itens: demanda de análise, possibilidade de atravessar a crise, possibilidade de focalização, existência ou não de crise, alémde uma avaliação do tipo de personalidade do pc.È importante ressalta que a seqüência de quatro tarefas é estabelecida de maneira didática.As avaliações da demanda, da capacidade de insight são prioridade.
PRIMEIRA TAREFA Experiência – possibilita conhecer o pc logo de início, e este pode sentir-se acolhido e pode respeitar e confiar em seu terapeuta.
* Dizendo ao pc o que percebeu, oterapeuta abre a possibilidade do debate a respeito das razões da procura de ajuda.
* Elaborar uma intervenção pertinente, logo no primeiro contato, apenas beneficia o Pc. Mas se não tem o que falar, então é melhor calar.
* O objetivo inicial será compreender a razão da consulta e oferecer ao cliente uma intervenção adequada em resposta a esta demanda, respeitando sua queixa e seus sintomas.* A intervenção inicial deve levar em conta a angústia que originou a procura por ajuda e está centrada nas características ligadas aos tipos de personalidade. Que também ajudará na focalização do trabalho.
* O estilo de uma pessoa, composto em uma específica construção estética do self, alberga um tipo de personalidade associado a uma biografia única.
* O terapeuta capta o estilo de seupc logo de início. O estilo da pessoa – captado não apenas pelas suas palavras, mas também pela sua apresentação e pela reação emocional do terapeuta ajudará o terapeuta na construção de sua avaliação que poderá ser refutada ou confirmada.
* Para compreender o pc e determinar seu tipo de personalidade a ênfase estará colocada em três procedimentos:
1- Apresentação do cliente
2- Sua...
tracking img