Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A abordagem sistêmica familiar- um enfoque em psicoterapia breve Focal

Resumo:O presente artigo pretende, por meio da abordagem sistêmica familiar observar os fatos dentro de uma visão acadêmica contendo aspectos pesquisados numa instituição social com o intuito de conhecer a dinâmica e o funcionamento do local escolhido .Ressaltaremos nesse sentido a função da terapeuta em utilizarinstrumentos técnicos correspondentes ao seu seu papel de tranquilizador-diretivo .Inferimos embasamentos teórico fundamentado com a teoria em questão para obter melhor compressão do processo terapêutico.
Palavras chaves:sistêmica, embasamento teórico,processo terapêutico.


Abstract: Thispaper aims,througha systemic approachfamiliarobserve factswithin anacademicviewcontainingaspectssurveyedasocial institutionin order tounderstand the dynamicsand operation of thevenue. Accordinglywe will highlightthe roleof thetherapistto useinstrumentstechnicalcorrespondingto itsroleinreassuring-directive. inferemplacementstheoreticalbasedon the theoryin questionto getbetter compressionof the therapeutic process.

Keywords: systemic, theoretical, therapeutic process.

Introdução

O artigo éresultado de uma pesquisa descritiva realizada através de uma entrevista com a psicóloga que trabalha no CRAS de içara (Centro de Referência da Assistência Social )é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social.

O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços sócio assistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço deconcretização dos direitosassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.

O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitosa assistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos àProteção Especial.

Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.
Nesse sentido destacam-se as principais funções do CRAS:

• Presta serviços continuados de ProteçãoSocial Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações sócio assistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoiona garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária;

• Articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local;

• Previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para quefortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.

É por meio do CRAS que a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais intra-urbanas e a importância presença de políticas sociais para reduzir essas desigualdades, pois previnem situações de vulnerabilidade e riscosocial, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nessas localidades.

Ao estabelecer o PAIF como prioridade dentre os demais serviços, programas e projetos da proteção social básica, que tem como principal foco de ação o trabalho com famílias, bem como ao territorializar sua esfera de atuação, o CRAS assume como fatores...
tracking img