Psicossociologia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho

PSICOSSOCIOLOGIA DO TRABALHO
Avaliação de uma Situação de Trabalho no Setor da Hotelaria

Docente: Professora Dr.ª Odete Pereira Discentes: Ana Pancada Gil Mourão Helena Teles Marília Brito

Julho 2012

AVALIAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DE TRABALHO NO SETOR DA HOTELARIA

Índice

Índice................................................................................................................................................ 2 Âmbito ............................................................................................................................................. 3 Objetivo Geral .................................................................................................................................. 3 ObjetivosEspecíficos ........................................................................................................................ 3 Introdução ........................................................................................................................................ 3 Estudo de Caso................................................................................................................................. 4 Caracterização do Setor de Atividade .............................................................................................. 5 Caracterização da Empresa .............................................................................................................. 6 Caracterização das Profissões.......................................................................................................... 7 Modelo de Organização do Trabalho da Empresa ............................................................................ 7 Enquadramento Teórico ................................................................................................................... 8 Principais Fatores de Risco Psicossociais.......................................................................................... 9 Identificação dos Potenciais Determinantes e Medidas de Prevenção .......................................... 10 Conclusões ..................................................................................................................................... 19 Bibliografia..................................................................................................................................... 22

Página 2 de 23

AVALIAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DE TRABALHO NO SETOR DA HOTELARIA

Âmbito
O presente trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de “Psicossociologia do Trabalho” da 19.ª Edição do Curso de Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho, ministrado pelo Instituto Politécnico de Setúbal.

Objetivo Geral
Este trabalho tem comoprincipal objetivo aplicar os conceitos aprendidos no módulo de Psicossociologia do Trabalho, ou seja, pretende-se com o presente trabalho refletir a assimilação e aprendizagem dos conteúdos lecionados.

Objetivos Específicos
Ao nível dos objetivos específicos pretende-se com este trabalho compreender:     A importância dos Modelos de Organização do Trabalho na saúde e segurança dos indivíduos;Os modelos interpretativos da Motivação no Trabalho; As causas e consequências e análises do Erro Humano em situações de trabalho; Os fatores desencadeadores do Stress Organizacional e os seus efeitos sobre os indivíduos e as organizações;  A problemática da Violência no Trabalho, designadamente do Assédio Moral.

Introdução
A análise do trabalho humano é considerada como uma área deinvestigação muito diversificada e onde existem perspetivas de estudo distintas (McCormick, 1976; 1979, cit. por, D’Oliveira & Correia, 1996). Uma dessas perspetivas encontra-se associada aos fatores humanos, sendo, também, conhecida como ergonómica que tenta compreender em detalhe, o sistema homem-máquina, as funções, como os equipamentos, os operadores humanos ou as redes de informação e, as...
tracking img