Psicossociologia no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EX1

O documento em questão identifica se a satisfação e os aspectos psicossociais no trabalho poderão estar associados à saúde dos trabalhadores verificando se essas associações são influenciadaspor características sociodemográficas.
O conceito de satisfação no trabalho está perante a influência de forças internas e externas ao ambiente de trabalho imediato. Por outro lado, pode afectar asaúde física e mental do trabalhador, interferindo no seu comportamento profissional e/ou social .
Por outro lado, os factores psicossociais no trabalho, satisfação no trabalho e a saúde, não seapresentam suficientemente claros e requerem a realização de estudos mais aprofundados. Estes, pretendem estabelecer um paralelismo entre a satisfação no trabalho e aspectos da saúde do trabalhador everificar se estas associações são influenciadas por características sociodemográficas e funcionais.
Segundo a perspectiva de duas distintas analises, poderá ser avaliada, segundo uma escala, a satisfaçãono trabalho, e recorrendo a questionário, a avaliação de saúde que abrange tanto uma componente mental como física. Por outro lado, a capacidade para o trabalho pode ser avaliada por meio do Índicede Capacidade para o Trabalho (ICT) através de uma escala que caracteriza pontualmente parâmetros de baixa a óptima capacidade de trabalho.
Em relação ao critério de especificidade, a satisfação notrabalho tem sido identificada associada tanto à saúde como a outros eventos como absenteísmo, produtividade, bem-estar subjectivo.
Os “aspectos sociais” é um fenómeno que pode ser influenciado porquestões relacionadas ao trabalho, financeiras, culturais e outras que actuam sobre a saúde dos indivíduos.
A satisfação no trabalho tem sido identificada como exercendo influência sobre o estadoemocional do indivíduo, manifestando-se na forma de alegria decorrente da satisfação, ou na forma de sofrimento decorrente da insatisfação. A satisfação com aspectos psicossociais no trabalho é então...
tracking img