Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Ao observar o comportamento de crianças em um ambiente escolar percebe-se que estas movimentam-se constantemente, mesmo no momento em que são instruídas a ficarem quietas. De acordo com oReferencial Curricular da Educação Infantil (BRASIL,2002 p.22) isso ocorre porque logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de umlado para o outro sem finalidade específica .
Atividades como: pular, correr, escalar e brincar são rotineiras na vida de uma criança, até mesmo pela necessidade que esta tem de gastar suasenergias, porém tais atividades também são formas que ela encontra para reconhecer-se no espaço, buscando elaborar uma visão das coisas ou pessoas, e dessa forma construir seu conhecimento. Desde onascimento essa prática é constante, pois a criança está em processo de exploração e descoberta.
A ciência que trabalha com o objetivo de relacionar o movimento corporal associado ao intelectual, é apsicomotricidade, que também contribui para desenvolver habilidades necessárias a aprendizagem, visto que busca estabelecer o desenvolvimento integral do indivíduo.
A educação psicomotora concerne umaformação de base indispensável a toda criança que seja normal ou com problemas. Responde a uma dupla finalidade: assegura o desenvolvimento funcional tendo em conta possibilidades da criança e ajudar suaafetividade e expandir-se e a equilibrar-se através do intercambio com o ambiente humano.( LE BOULCH, 2001, p13.)
Por ser uma formação de base é preciso destacar no contexto escolar a função dapsicomotricidade para a aprendizagem da criança, pois conceitos como: dentro/fora, grande/pequeno, direita/esquerda cheio/vazio, entre outros, são primeiramente representados por meio do corpo depois demaneira escrita. Para Oliveira (1997, p. 47) “O corpo é uma forma de expressão da individualidade. A criança percebe-se e percebe as coisas que a cercam em função de seu próprio corpo.”
Por meio de...
tracking img