Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” PROJETO A VEZ DO MESTRE

O DEFICIENTE VISUAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por: Michel Habib Monteiro Kyrillos

Orientador Prof.a. Mary Sue Pereira

Rio de Janeiro

2005

2

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” PROJETO A VEZ DO MESTRE

O DEFICIENTEVISUAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Apresentação

de

monografia

à

Universidade

Candido Mendes como condição prévia para a conclusão do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em educação inclusiva.

Por: . Michel Habib Monteiro Kyrillos

3

AGRADECIMENTOS

Agradeço: À Deus por realizar o meu trabalho de educador com osportadores de necessidades especiais.

4

DEDICATÓRIA

Dedico: Ao grande amor da minha vida, a quase doutora Liamara Perin, pelo amor, dedicação e apoio me dado nesses Ao 7 anos pai, e 4 meses devido de a convivência meu que circunstancias da vida, se tornou um deficiente físico, demonstrando uma garra e determinação para superar as dificuldades encontradas na vida.

5

RESUMO
Estamos vivendouma nova fase da educação. e hoje, mais do que nunca, o portador de necessidade educativa especial(ou deficiência) tem finalmente a garantia do seu direito constitucional ao acesso à educação, saúde e moradia. Isto devido a várias leis e decretos-lei em favor à pessoas portadoras de deficiências como, por exemplo a lei 9394/96, LDBN, a lei 7853/89 ,política de integração da pessoa portadora dedeficiência, a lei 10098/00, que estabelece normas gerais à acessibilidade das pessoas portadoras com deficiência ou com mobilidade reduzida, e outras leis, decretos , portarias que foram regulamentadas pelos governos federal, estaduais ou municipais nos últimos 20 anos em favor ao portador de necessidade educativa especial. Para se realizar a inclusão de portadores de necessidade educativaespecial não é somente colocá-lo numa classe regular. Na inclusão, o portador de necessidade educativa especial não irá adaptar-se a escola, e sim, a escola lhe trará condições pedagógicas e estruturais para que ele a freqüente. Infelizmente , nossa sociedade é muito excludente. Assim, para que a inclusão se concretize numa escola, deve haver uma conscientização bem ampla com as outras crianças, afamílias destas, e também , o conhecimento da deficiência daquela criança a ser incluída na escola, no caso, a criança cega. Este trabalho está dividido da seguinte forma: no primeiro capítulo faremos uma introdução de como a Educação Física poderia ser realizada na escola num modelo de inclusão. No 2º, iremos conhecer um pouco sobre os outros portadores de deficiência, como também o deficientevisual. Neste capítulo, colocaremos algumas dicas de como lidar com eles na escola, na sociedade e no dia-a-dia. No último, entraremos no estudo do desenvolvimento psicomotor do deficiente visual e como este deficiente visual é inserido numa escola inclusiva e suas dificuldades, estando esta junto com outros alunos videntes.

6

METODOLOGIA
Foi procurado, na realização deste trabalho realizar umapesquisa bibliográfica sobre o assunto em estudo. Na elaboração deste trabalho, encontramos uma certa dificuldade em achar trabalhos concisos sobre a relação entre a Educação Física, Inclusão e deficiência visual. Nossa primeira fonte de pesquisa foi a internet, onde em sites de instituições de apoio ao deficiente visual em busca de artigos referentes ao assunto. Sites como o do SACI(www.saci.org.br), ENTREAMIGOS (www.entreamigos.com.br), SOBAMA ( Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada- www.sobama.org.br), Instituto Benjamin Constant ( www.ibc.gov.br), Boletim Educação Física (www.boletimef.org.br), www.deficienciavisual.org.br nos trazem trabalhos e artigos atualizados referentes a área de Educação Física, Educação Inclusiva e Deficiência Visual. Numa fase seguinte, a de...
tracking img