Psicopatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário de psicopatologia

1. Qual a diferença entre ilusão e alucinação.
a ilusão se caracteriza por uma coisa que aparenta ser o que não é, o objeto de fato existe mas é erroneamente interpretado pois há uma confusão dos sentidos o que provoca uma distorção da percepção. as alucinações são estímulos do sistema nervoso que não tem nenhuma fonte "real", são de fato alucinadas e podemser auditivas ou visuais.

2. Quais as características das alucinações auditivas verbais.
ouvir vozes que comentam, acusam e falam mal do individuo ou vozes que dialogam entre si. quando o problema é de origem neurológica (drogas) ouvem-se ruídos e sinos. apesar da convicção de que as vozes são reais o paciente ainda distingue a alucinação de uma percepção real, pois sabe que a alucinaçãonão esta no ambiente externo.

3. Fale das alucinações visuais.
Quadros histéricos de alucinações, comumente do tipo zoopsias que é quando se têm uma temática predominantemente de bichos ( vê bichos e os sente pelo corpo, geralmente com grandes bocas) pode acontecer, principalmente, no Delirium Tremens do alcoolista, mesmo quando não esta sob efeito do álcool, nem sempre em psicóticos, raro emesquizofrênicos e em deprimidos.


4. Quais os três tipos de alucinações corporais. Descreva-as



Cenestésica: Nestes casos os pacientes sentem como se seus órgãos interno estivessem sendo atacado. seu fígado revirado, seu pulmão esvaziado, seus intestinos arrancados, tem a sensação de ter alterado as batidas do coração e assim por diante.




Cinestésicas: não dizem respeito àsensação tátil, mas sim aos movimentos. Os pacientes percebem as paredes movendo-se ou eles próprios movendo-se no espaço.

Tácteis caracterizam-se por sensações de queimadura, beliscões ou formigueiros e normalmente aparecem relacionadas com alucinações visuais zoopsicas.

5. Como se subdivide a consciência do Eu.
consciência da:
- atividade do EU;
- da unidade do EU;
- daidentidade do EU; e
- oposição do EU / mundo externo.

6. O que é consciência na atividade do Eu. E quais as suas alterações.

R: tudo que o meu Eu realiza seja sentimentos, pensamentos, atividades, percepções ou representações são vivenciados como tendo um caráter pessoal “ ISSO É MEU E FAZ PARTE DE MIM” eu sei que meus processos psíquicos são meus e se passam na minha cabeça.As alterações se dividem em : a). Alterações da consciência da existência:

b). Alterações da consciência de execução:




a). Alterações da consciência da existência:

* Perda do sentimento do eu: Os pensamentos são controlados por algo ou alguém outro que o paciente geralmente interpreta de forma delirante como telepatia;b). Alterações da consciência de execução:




* Bloqueio do pensamento, este é roubado, típico de esquizofrênico;

* leitura de pensamento, acha que os outros podem ler seus pensamentos;

* publicações de pensamento, tudo o que pensa aparece na própria testa, ou ainda quando é mais grave aparece escrito nas paredes.

7. O que é consciência da unidade do Eu. E qual asua alteração. Descreva-as.
Reflete a consciência de que o eu é um todo, é algo inteiro no mesmo momento, uno e individual. A alteração se dá com a perda da unidade, há uma cisão, onde coexistem dois ou mais EUS. A pessoa não tem noção da contradição que se instala.

8. O que é consciência da identidade do Eu e qual a sua alteração. Descreva-as.
Consciência de ser o mesmo na sucessão dotempo, dos anos, de que fora sempre a mesma pessoa. A alteração que se dá com a perda da identidade leva ao desenvolvimento de dois EUS alternados.

9. O que é a consciência da oposição – Eu/mundo externo- e qual a sua alteração. Descreva-as.
A capacidade de delimitar-se do mundo circundante, a consciência da clara oposição do Eu ao mundo externo. Quando ocorre a alteração há uma perda da...
tracking img