Psicopatia e crimes violentos

Páginas: 3 (637 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
“A CONTRIBUIÇÃO SOCIOCULTURAL NA MOTIVAÇÃO DO CRIME VIOLENTO COMETIDO PELO PSICOPATA: UMA BREVE COMPARAÇÃO ENTRE A CULTURA BRASILEIRA E A NORTE-AMERICANA” (BULGACOV & OLIVEIRA)

Seriam oscrimes violentos (homicídios, estupro e lesão grave) cometidos com maior frequência por indivíduos com Transtorno de Personalidade Antissocial/Psicopatia/Sociopatia? Esta é a pergunta que o presente estudovisa responder através de um comparativo entre a cultura brasileira e a norte americana.
“Observa-se que a violência urbana e o crime sofisticado decorrente de motivação psicopatológica estãopresente em uma comunidade, em maior ou menor grau, dependendo dos problemas sociais existentes”(p.53).
A sociedade norte-americana, devido ao capitalismo excludente, tende ao individualismo e a umadisfunção na estrutura familiar – favorecendo o aparecimento de transtornos mentais. Em contra partida, a sociedade brasileira possui um problema social e econômico que são fatores predisponentes para aviolência urbana.
O estudo da criminalidade é complexo pois esta exibe diversas determinantes biopsicossociais e culturais. Deve-se diferenciar a violência urbana do crime violento decorrente de homicídiocom motivações patológicas. No Brasil a violência urbana é bastante alarmante, já nos Estados Unidos há grande associação de quadros psiquiátricos com a violência.
No estudo do homicídio, doisconceitos devem ser analisados: “homicídio anormal” e “homicídio normal”. O primeiro caracteriza-se pela bizarria e incompreensibilidade, comumente cometido por indivíduos com transtornos mentais graves. Osegundo reflete características sociais amplas como a violência urbana.
Outro aspecto abordado foi o assassinato em série efetuado por homens que cometeram três ou mais homicídios sexuais seriados –apontando uma grande sobreposição entre psicopatia e transtorno sádico de personalidade. As estatísticas mundiais mostram que 75% desses crimes ocorrem nos Estados Unidos, entretanto não se sabe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crimes Passionais Violentos
  • GENES ASSOCIADOS A CRIMES VIOLENTOS
  • A unificação do crime de estupro e atentado violento ao pudor
  • A revogação do atentado violento ao pudor e a continuidade delitiva no crime de estupro
  • Psicopatia
  • Psicopatia
  • Psicopatia
  • psicopatia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!