Psicopatia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. Introdução.........................................................................................................4
1.1 Objetivo Geral..............................................................................5
1.2 Objetivo Específico.......................................................................5
1.3Hipótese.......................................................................................5
1.4 Metodologia.................................................................................5
2. Desenvolvimento.......................................................................................5
2.1 Conceito Contemporâneo de Psicopatia...........................................5
2.2 Possíveis FatoresBiológicos...........................................................7
2.3 A Psicopatia e o Crime..................................................................8
2.4 Anexo..........................................................................................10
3. Referências...............................................................................................12

1. Introdução

O termo “psicopatia” é de origem grega e significa“psiquicamente doente”, e foi utilizado genericamente ao longo do século XIX para designar toda a doença mental. A partir do século XX, inúmeros estudos acerca da psicopatia passaram a atribuir à mesma critérios para a identificação desta perturbação, mas sem haver, necessariamente, um consenso entre as definições de cada pesquisador. Mesmo nos dias atuais, com definições especificadas por instituiçõescomo a Organização Mundial de Saúde, muitos autores divergem na conceituação de psicopatia, por esta se tratar de um distúrbio altamente complexo.
Entender a complexidade da psicopatia e estabelecer critérios que possibilitem uma identificação eficaz do psicopata é de extrema importância, para que se possa avaliar também o possível perigo que o indivíduo psicopata apresenta para a sociedade.

Arelação entre transtorno psiquiátrico e comportamento violento vem sendo investigada de forma cada vez mais criteriosa e novos instrumentos de avaliação de risco de violência vêm sendo desenvolvidos nas últimas décadas (ABDALLA-FILHO, 2004, s/p).

Esta “avaliação do risco de comportamento violento é uma das funções atribuídas ao profissional da psiquiatria forense” (ABDALLA-FILHO, 2004, s/p),que se utiliza de diversos instrumentos padronizados de avaliação clínica, bem como testes de personalidade.
Num país como o Brasil em que a reincidência criminal é estimada em 80%, o sistema penal é posto em cheque, uma vez que “não cumpre devidamente seu papel de recuperar os indivíduos em falta com a lei, pode oferecer cada vez menos soluções e mais problemas à sociedade como um todo” (AMBIEL,2006, s/p). Neste contexto, a utilização de instrumentos que evidenciem personalidades que apresentam elevado grau de perigo para a sociedade, como as personalidades psicopáticas, torna-se essencial para evitar a liberação de indivíduos que apresentem um comportamento que tenda a reincidência criminal (como é o caso dos psicopatas).
A fragilidade deste sistema, que facilita a reincidência, estáno fato de que a lei (algumas destas leis estão presentes no anexo) que o rege prevê um progressivo percurso para o presidiário, que inicia sua penitência em regime fechado, mas tem a possibilidade de passar a um regime semiaberto e posteriormente regime aberto, além de benefícios como a comutação de pena (substituição de uma sentença mais grave por uma mais branda).
Sendo assim, o presentetrabalho busca entender como a legislação e o sistema penitenciário brasileiros acabam sendo permissivos com os psicopatas, dando-lhes a oportunidade de tornarem-se criminosos reincidentes.

1.1 Objetivo geral
O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar uma breve caracterização da psicopatia, e como esta se relaciona com o sistema penal brasileiro. Por meio deste trabalho...
tracking img