Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: PSICOMOTRICIDADE JOGOS E RECREAÇÃO







A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



















SUMÁRIO



Introdução..........................................................................................3

1- A criança e o movimento................................................................4

2-Psicomotricidade na Pré-escola.....................................................7

Conclusão.........................................................................................14

Referências bibliográficas.................................................................15





























Introdução


O movimento é umaimportante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupos, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras deutilizar seu corpo e seu movimento. Ao se movimentar, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizandoas pessoas por meio de seu teor expressivo.
As maneiras de andar, correr, arremessar, saltar, resultam das interações sociais e da relação dos homens com o meio; são movimentos cujos significados têm sido construídos em função das diferentes necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história. Esses movimentos incorporam-seaos comportamentos dos homens, constituindo-se assim numa cultura corporal. Dessa forma, diferentes manifestações dessa linguagem foram surgindo, como a dança, o jogo, as brincadeiras, as práticas esportivas,etc.., nas quais se faz uso de diferentes gestos, posturas e expressões corporais com intencionalidade.1- A criança e o movimento



Ao observar um bebê, pode-se constatar que é grande o tempo que ele dedica à explorações do próprio corpo – fica olhando as mãos paradas ou mexendo-as diante dos olhos, pega os pés e diverte-seem mantê-los sob o controle das mãos – como que descobrindo aquilo que faz parte do seu corpo e o que vem do mundo exterior. Pode-se também notar o interesse com que investiga os efeitos dos próprios gestos sobre os objetos do mundo exterior, por exemplo, puxando várias vezes a corda de um brinquedo que emite um som, ou tentando alcançar com as mãos o móbile pendurado sobre o berço, ou seja,repetindo seus atos buscando testar o resultado que produzem.
Essas ações exploratórias permitem que o bebê descubra os limites e a unidade do próprio corpo, conquistas importantes no plano da consciência corporal. As ações em que procura descobrir o efeito de seus gestos sobre os objetos propiciam a coordenação sensório-motora , a partir de quando seus atos se tornam instrumentos para atingir finssituados no mundo exterior. Do ponto de vista das relações com o objeto, a grande conquista do primeiro ano de vida é o gesto de preensão ( movimento das mãos que opõe o polegar aos outros dedos, utilizado para segurar, agarrar,etc.. ), o qual se constitui em recurso com múltiplas possibilidades de aplicação.
Aquisições como preensão e a locomoção representam importantes conquistas no plano...
tracking img