Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FABRICIA FRANCISCHETTO ROCHA
FERNANDA MARIA ROCHA
BERNADETE CORTEZ









AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DAS CRIANÇAS DOS CMEIs DO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS COMO SUBSIDIO PARA INTERVENÇÕES EDUCATIVAS .















DIVINÓPOLIS
2007











AVALIAÇÃO DODESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DAS CRIANÇAS DOS CMEIs DO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS COMO SUBSIDIO PARA INTERVENÇÕES EDUCATIVAS .




Projeto apresentado ao Departamento de Extensão para requisição de bolsa de iniciação científica-PAEX.













DIVINÓPOLIS
20071. INTRODUÇÃO


Proporcionar á criança oportunidades para que tenha um desenvolvimento adequado é talvez o de mais importante que se pode oferecer à espécie humana.


Um desenvolvimento infantil satisfatório, principalmente nos primeirosanos de vida, contribui para a formação de um individuo, com suas potencialidades desenvolvidas, com maior possibilidade de tornar-se um cidadão mais resolvido, apto a enfrentar as adversidades que a vida oferece,


Acompanhar o desenvolvimento da criança na primeira infância é de fundamental importância, pois é nesta etapa da vida que o tecido nervoso mais cresce e amadurece, estando,portanto mais sujeito aos agravos. Devido a sua grande plasticidade, é também nesta época que a criança melhor responde às terapias e aos estímulos que recebe do meio ambiente. Portanto, é fundamental, que neste período o profissional de saúde, juntamente com a família e a comunidade na qual está inserido, faça a vigilância do desenvolvimento de suas crianças. (MARCONDES et al, 1991)“VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO compreende todas as atividades relacionadas à promoção do desenvolvimento normal e à detecção de problemas no desenvolvimento, durante a atenção primária à saúde da criança. É um processo contínuo, flexível, envolvendo informações dos profissionais de saúde, pais, professores e outros.” (OPAS, 2005).




Segundo Souza (2004) a criança percebe o mundo pelossentidos, agindo sobre eles e comportando-se de maneira mais adequada, com maior precisão práxica, à medida que domina seu corpo e elabora suas idéias. O cérebro infantil esta em constante evolução através de sua inter-relação com o meio.






Diversos fatores podem ser responsáveis por alterações no desenvolvimento das crianças, na maioria das vezes não se pode estabelecer uma únicacausa, existindo uma associação de diversas etiologias possivelmente associadas com o problema. Sendo o desenvolvimento da criança decorrente de uma interação entre as características biológicas e as experiências oferecidas pelo meio ambiente (LEJARRAGA,1991).

Cabe ao adulto atender aos cuidados básicos de sobrevivência da criança, como alimentação e higiene. No entanto , para que acriança possa desenvolver-se integralmente precisara , alem destes cuidados básicos de uma adequada estimulação biopsicossocial; ou seja, de estímulos ambientais, cognitivos, afetivos, do convívio social, das trocas com o meio e seus indivíduos. Somente assim amparada biológica, afetiva, cognitiva e socialmente e que a criança terá assegurado o seu direito de desenvolver todas as suas potencialidades.(MAYER, 2002).


Segundo Souza (2004), na avaliação do desenvolvimento e necessário que se leve em conta todos os conhecimentos referentes as praxis, gnosias e fala, respeitando a faixa etária, a interação entre as condições internas da criança e suas relações com a família e a escola.


Pacheco & Dupret (2004) ressaltam que o ambiente familiar e o contexto tradicionalmente...
tracking img