Metodologia antonio joaquim severino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ESDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO

GABRIELE PINHEIRO MACÊDO

Trabalho de Metodologia da Pesquisa
Resumo do Texto: Teoria e PráticaCientífica

Belém, PA
2013
Resumo

O objetivo de Severino no texto Teoria e Prática Científica é o esclarecimento do termo ciência, sua importância para o cotidiano, formação histórica e contribuiçãoteórica.
A ciência surgiu na Idade Moderna, revolucionou por romper com os conceitos da metafísica, umas das disciplinas fundamentais da filosofia. A ciência tem como base o entrelaçamento do ideal com oreal, da malha teórica com os dados empíricos (dados baseado na experiência). Sua maior característica é a identificação dos fenômenos naturais do mundo, comprovando esses fenômenos através do MétodoCientífico, onde se é analisado por que tais fatos ocorrem, através da problematização em uma ordem racional e lógica.
O Método Científico auxilia na comprobação dos fatos, através do sistema domesmo que se baseia na adoção de métodos de comprovação e procedimentos técnicos.
As etapas do Método Científico são subdivididas em:
* Observação inicial dos fatos (pode ser casual ou intencional).* Hipótese: Conceito provisório, com necessidade de comprovação posterior. É o ponto de partida da pesquisa.
* Comprovação da hipótese: Avaliação científica dos fatos, experimentação, testes.* Confirmação da hipótese: Obtenção da Lei (unificação dos fatos, que exemplifica o acontecimento natural)
* Método experimental: Baseado na indução, generalização dos fatos.
* Métodomatemático: Baseado na dedução, procedimento lógico das ideias.

A ciência trabalha em momentos distintos a Indução e a Dedução, visto que na Indução o aspecto generalizador é característicaprincipal, fundado no pressuposto filosófico do determinismo universal, pois estabeleci uma lei geral a partir das repetições constatadas. Já na Dedução, o principio é a lógica, são determinados motivos...
tracking img