Psicomotricidade na infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Curso de Especialização em Psicomotricidade

Fátima Maria Campêlo Noronha

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Fortaleza
2008
Fátima Maria Campêlo Noronha

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo cientifico apresentado á Universidade Estadual Vale do Acaraú como requisito parcial para a obtençãodo título de Especialista em Psicomotricidade.

Orientadora: Prof. Ms. Maria do Socorro Tavares de Souza

Fortaleza

2008

Fátima Maria Campêlo Noronha

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TERMO DE APROVAÇÃO

Artigo Cientifico apresentado á Universidade Estadual Vale do Acaraú como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista empsicomotricidade.

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________________
Prof. Ms. Maria do Socorro Tavares de Souza
Orientadora

______________________________________________________
Prof(a)
1º Examinador______________________________________________________
Prof(a)
2º Examinador

Uma criança é sempre uma criança onde quer que possa estar. Mas uma criança só é criança por uma vez... E alguns dizem que se ela não for criança que é ajudada a crescer, então ela poderá não ser o adulto que poderia ter sido.Flinchum.
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Fátima Maria Campêlo Noronha [1]

RESUMO

No desenvolvimento desse trabalho, mostra-se a grande importância da psicomotricidade na educação infantil como agente de socialização e principalmente da aprendizagem que é um processoglobal que envolve todo o corpo. Portanto, este estudo tem como objetivo analisar a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil e que a falta desta pode afetar o desenvolvimento da leitura e da escrita nas crianças que estão iniciando a vida escolar, ou seja, a Educação Infantil. As teorias pesquisadas e estudadas foram focadas no conjunto de habilidades que engloba a psicomotricidade, odomínio do esquema corporal, da coordenação visomotora, da relação espaço-tempo e da importância da psicomotricidade na Educação Infantil.

Palavras-Chaves: Psicomotricidade, Educação Infantil e Criança

INTRODUÇÃO

O Presente artigo justifica-se pelo fato de que o estudo da psicomotricidade ultrapassa os problemas motores, pesquisa as ligações em relação à lateralidade, àestruturação espacial e a orientação temporal, além de detectar as dificuldades escolares das crianças proporcionando que se tome consciência das relações existentes entre o gesto e a afetividade, corroborando com o desenvolvimento geral da criança de educação infantil, legitimando sua viabilidade de aplicação na escola.

Parece ser considerado como inegável a importância da Educação Psicomotorano desenvolvimento global da criança, não só no domínio motor, mas também nos domínios sócio-afetivo e cognitivo. A Psicomotricidade vem interagindo com as demais ciências da saúde, educação e desportos, fazendo jus a exigência de um atendimento integral, com qualidade, ao indivíduo. O espaço e a liberdade reservados para esta prática permitem à criança, de seu mundo imaginário, estabelecerrelações com objetos e outras crianças, o que gera um amadurecimento maior.

Como tema apresenta-se “Psicomotricidade na Educação Infantil”, o objetivo geral desse artigo é analisar a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil e que a falta desta pode afetar o desenvolvimento da leitura e da escrita nas crianças que estão iniciando a vida escolar, ou seja, a Educação Infantil....
tracking img