Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Pesquise e explane em um texto sobre:                                              Valor: 1,5                    
a)      Os pressupostos básicos da Teoria de Campo.


A Teoria de Campo de Lewin, é uma das muitas teorias que procuram explicar a natureza e o comportamento humano, assentando nas seguintes premissas:


.  O comportamento das pessoas resulta de um conjunto de fatoresque coexistem no ambiente em que essa pessoa desenvolve a sua atividade, conjunto de fatores este que inclui a família, a profissão, o trabalho, a política, a religião, etc.;


.  O referido conjunto de fatores constitui uma relação dinâmica e de interdependência, a que Lewin chama campo psicológico (que desta forma constitui o próprio espaço de vida do indivíduo, definindo a forma comoeste percebe e interpreta o ambiente externo que o rodeia).


A interpretação subjetiva que cada pessoa faz acerca das outras pessoas, das coisas e dos fenômenos que em cada momento constituem o seu ambiente traduzem-se em valências, isto é, tomam um determinado valor. A valência é positiva quando a forma como a pessoa interpreta o seu ambiente lhe induz a idéia de satisfação dos seus desejose necessidades; é negativa quando se verifica o contrário.


Esta Teoria, apresenta três princípios básicos:


1. O comportamento é uma função de campo que acontece na altura em que o comportamento decorre;


2. A análise começa com a situação como um todo, a partir do qual são diferenciadas as partes componentes;


3. Uma pessoa numa situação real pode ser representadade forma matemática.





b)      O comportamento dos indivíduos e quais as suas causas no âmbito das organizações na perspectiva da Teoria de Campo.

A teoria de campo determina que todo fenômeno psicológico ocorre em um determinado campo — o campo vital do indivíduo.

De acordo com essa teoria são as forças do ambiente que levam indivíduos diferentes a reagirem de forma diferente aomesmo tipo de estimulo. A influência dessas forças sobre o indivíduo dependeria das próprias necessidades, atitudes, sentimentos e expectativas do mesmo.

O Campo psicológico seria o ambiente, concluindo suas forças sociais de maneira como é visto ou percebido pelo indivíduo. Segundo Lindgren, “o fato é que o comportamento das crianças é determinado por sua percepção de si próprias e do mundoque a rodeia”.

A teoria de campo de Lewin diz que o comportamento do ser humano deriva de dois fatores fundamentais: 1) O comportamento deriva da soma total dos fatos ocorridos e coexistentes em determinada situação, e a situação total gerada, é o que gera o comportamento nas pessoas. 2) Esses fatos ocorrem de maneira dinâmica e interativa, onde cada fato influencia e é influenciado pelosoutros, e pelo todo. Esse campo dinâmico é o conhecido campo psicológico da pessoa, e é o que ajusta e modifica o modo de ver e entender as coisas ao seu redor.

O "campo psicológico" é o espaço que contém a pessoa e seu "ambiente psicológico". O "Ambiente psicológico" é o modo dessa pessoa ver e entender seu ambiente externo, e a relação que percebe entre este e suas necessidades.Dentro doambiente psicológico, as pessoas, os objetos ou mesmo qualquer coisa mensurável pelo indivíduo podem adquirir "valências", que determinam um campo de forças psicológicas. Objetos, pessoas ou coisas com "valência positiva", tendem a atrair o indivíduo. Inversamente, "valência negativa" tende a afastar o indivíduo ou mesmo causar repulsa ou fuga. Essa atração ou repulsa, são vetores, ou forças queinteragem levando a pessoa a determinados comportamentos. Quando um ou mais vetores atuam no mesmo campo, o comportamento é gerado por uma resultante de forças, e pode ser bloqueado por "barreiras"(impedimentos, obstáculos), ou modificado de acordo com alterações nas valências.

A teoria de campo explica por que um mesmo objeto pode ser interpretado de formas diferentes por indivíduos diferentes....
tracking img