Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



Esse trabalho tem como foco principal relatar o impacto da globalização no mundo atual, como por exemplo, nas áreas políticas, sociais, culturais e tecnológicas.


De acordo com Aranha (2005), sempre existiu algum tipo de internalização, como por exemplo, o imperialismo da civilização helenista ou romana, o descobrimento do mundo novo e o comercio europeu com ascolônias. Contudo, observa-se que naquela época não havia tecnologia avançada para permitir que as informações fossem transmitidas em tempo real. Isso faz com que o globo seja interconectado e vivenciado por todos simultaneamente e faz com que haja uma nova dimensão social.


Mas, nota-se que os processos de globalização não são abertos para todos de forma igualitária, ela faz com quepaíses mais poderosos tragam novos valores, modos de vida e costumes para culturas de países menos desenvolvidos. Como a língua inglesa que hoje é mundial e o fast food. Com a internalização de outras culturas veremos que estes fatos possuem aspectos positivos e negativos, e que a filosofia propõe um olhar critico sobre tais aspectos.

























GLOBALIZAÇÃO ECULTURA




1 A Globalização



A globalização é um fenômeno caracterizado pela intensificação das relações econômicas, comerciais e culturais entre os países, onde as constantes inovações tecnológicas nas áreas de transportes e telecomunicações são capazes de diminuir as distâncias e transcender as fronteiras nacionais.


O ponto de partida para o processo de globalizaçãoé o advento das Grandes Navegações, quando ocorreu um incremento do comércio entre as mais diferentes partes do globo. Esse marco histórico foi seguido por uma necessidade de aumentar a escala de produção, o que culminou com a Revolução Industrial durante os séculos XVIII e XIX. Nesse período, as modificações na estrutura de produção substituíram gradualmente o trabalho artesanal e a manufatura,principalmente com a introdução da máquina a vapor e posteriormente a utilização da energia elétrica.


Já no século XX a expansão dos mercados financeiros e das empresas transnacionais correspondeu ao evento mais relevante no que diz respeito à ampliação dos fluxos de capitais e mercadorias no mundo globalizado. A partir da década de 1950 as empresas transnacionais começaram a direcionarsuas filiais para os países subdesenvolvidos e, em pouco tempo, passaram a dominar o comércio internacional.


Quanto mais essas empresas foram crescendo, expandindo seus mercados, necessitaram de mais investimentos tecnológicos e da aplicação de novos métodos de produção. Esses métodos estabeleceram uma maior flexibilidade nos sistemas de inovação e fabricação dos produtos, a fim deatender mercados consumidores de localidades distintas e aproveitar da melhor maneira possível a utilização do espaço, das matérias-primas e da mão de obra. O setor de transportes precisou se adaptar às novas demandas para garantir uma distribuição eficiente e segura das mercadorias.


O conjunto de modificações tecnológicas que ocorreram a partir da década de 1970 ficou conhecido comoRevolução Técnico-Científica. Além de alterar a estrutura de produção e comercialização, essas transformações introduziram descobertas que conduziram ao atual modelo de telecomunicações. Entre essas descobertas estão a robótica, a microeletrônica e os satélites. A Revolução Técnico-Científica contribuiu para o desenvolvimento de produtos que pelo acesso às redes sociais e pela transmissão de grandequantidade de informações em tempo real. Essas ferramentas também determinaram a integração das bolsas de valores ao redor do mundo e permitiram um fluxo dinâmico e constante de informações, capitais e mercadorias.


Atualmente a globalização está em uma etapa de interações avançadas entre os países, o que está evidente nas crises cíclicas do sistema capitalista, que estão alcançando cada...
tracking img