Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIAO EDUCACIONAL DO NORTE - UNINORTE
FACULDADE BARAO DO RIO BRANCO - FAB

CÁSSIO SANTANA DE OLIVEIRA
DIANA ROSE ALVES JUNQUEIRA
DAYANNE ALVES JUNQUEIRA BARRETO
LUZANIRA NASCIMENTO
MICAEL MELO DOS SANTOS

TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS

RIO BRANCO – AC
2012
CÁSSIO SANTANA DE OLIVEIRA
DIANA ROSE ALVES JUNQUEIRA
DAYANNE ALVES JUNQUEIRA BARRETO
LUZANIRA NASCIMENTO
MICAEL MELO DOSSANTOS

TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial referente a avaliação de B1 da dIsciplina tal, do curso da uninorte,sob orientação do(a) Professor(a) tal

RIO BRANCO – AC
2012

SUMÁRIO

INTRODUÇAO...................................................................................................DESENVOLVIMENTO....................................................................................... CONCLUSÃO....................................................................................................
REFERÊNCIAS.....................................................................................................

INTRODUÇÃO

Tal teoria foi desenvolvida por Abraham H. Maslow. Segundo ele, o homem é motivado pornecessidades organizadas numa hierarquia de relativa prepotência. Isto quer significar que uma necessidade de ordem superior surge somente quando a de ordem inferior foi relativamente satisfeita. Essa é a teoria mais conhecida sobre motivação, pois defende que a satisfação dos desejos e necessidades motiva o ser humano a buscar o objetivo de auto- realização, teoria das necessidades humanas. Esta teoriadefine que existe uma hierarquia de cinco necessidades fisiológicas (ar, comida, repouso, abrigo etc.); segurança (proteção contra o perigo, privação); sociais (amizade, inclusão em grupos etc.); estima (reputação, reconhecimento, auto respeito, amor etc.) e auto- realização (realização o potencial, utilização plena dos talentos individuais etc.) A hierarquia de necessidades de Maslow foiintroduzida por Abraham Maslow e se refere a uma pirâmide que representa uma divisão hierárquica a respeito das necessidades humanas. Na base da pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que, apenas quando satisfeitas escala-se em direção às hierarquias mais altas para atingir a auto realização que é o nível mais alto. Nesta rápida apresentação falaremos justamente da hierarquia dasnecessidades humanas de Maslow, explicando cada um dos níveis e comentando a respeito de cada uma.

A TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS

O modelo da hierarquia das necessidades humanas propõe essencialmente que as pessoas têm necessidades que desejam satisfazer. Os funcionários estão mais entusiasticamente motivados por aquilo que estão buscando do que por aquilo que eles já têm, se movimentando commaior entusiasmo na busca de algo mais, mas podendo, reagir para proteger aquilo que já têm. Com esta interpretação foi possível reconhecer que as necessidades podem diferir de pessoa para pessoa e também que dando uma maior quantidade da mesma recompensa, isto pode diminuir o impacto sobre a motivação.

1. NECESSIDADES FISIOLÓGICAS
O homem é um animal dotado de necessidades; assim que uma desuas necessidades é satisfeita, surge outra em seu lugar. Esse processo não tem fim: é contínuo, desde o nascimento até a morte.
As necessidades do homem estão organizadas numa série de níveis, ou numa hierarquia de valor. No nível mais baixo, mas de grande importância quando não satisfeitas, estão as necessidades fisiológicas. O homem só busca o pão quando não há pão. A menos que as circunstânciassejam especiais, suas necessidades de amor, ‘status’ e reconhecimento são inoperantes quando seu estômago está vazio há um certo tempo. Mas quando ele come regularmente e de maneira adequada, a fome cessa de ser motivação importante. O mesmo ocorre em relação às outras necessidades fisiológicas do homem: de descanso, exercício, abrigo, proteção contra intempéries, etc.
A necessidade satisfeita...
tracking img