Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Construindo o sucesso
Por Fábio Luciano Violin 23/03/2004

O que é destino? Destino significa uma direção, um caminho, mas não significa

necessariamente uma rota fixa e inalterada como muitos julgam.Deste modo sorte ou azar representam uma conseqüência das nossas decisões, nossos atos, pensamentos e ações e não meramente influências “ocultas”. Se você planta milho, não há como colher soja.Se você permite que o tempo lhe governe, não há como atingir objetivos, mesmo que você seja um expert. Porém existem aqueles que reclamam de tudo ou se sentem injustiçados com a falta de “sorte”, no entanto, transferir a responsabilidade ou culpa para outros ao acreditar que há algo ou alguém influenciando nossa vida além de cômodo é muito conveniente. Sorte ou azar simplesmente não existem.Representam, sim uma conseqüência de nossos atos passados em direção a algum lugar (bom ou ruim). O quanto de stress, dinheiro, qualidade de vida entre muitos outros fatores são resultantes de nossas ações anteriores (ou pela falta deles). Mas, então o que significa aquilo que chamamos de sorte ou azar (resultados positivos ou negativos)? Basicamente se pode dizer que o que acontece em nossas vidas temhaver com a combinação de alguns elementos, que são basicamente os seguintes:

CONHECIMENTO TÉCNICO: É a junção do quanto nos dedicamos a acrescer nosso currículo e nossas mentes com conhecimentos interessantes aos olhos do mercado e do ponto de vista de nossa satisfação pessoal. É imprescindível buscarmos a educação formal com cursos de graduação, pós-graduação, cursos de extensão, línguas,informática e assim por diante. Porém, existem pessoas que fazem mil e um cursos e, no entanto, pode-se dizer que seria melhor se estivessem ficado em casa dormindo. Estas pessoas esquecem que cada um é uma empresa, é uma carreira a ser gerida e pensada e que assim como os negócios: precisa ser planejado. Existem pessoas que fazem o curso de estatística, se especializam em Marketing e concluemmestrado em Turismo Internacional. Qual o problema? Simples. Não há foco. A pessoa não é especializada o suficiente para nenhuma das áreas se quiser dar aulas na graduação ou na pós-graduação, por exemplo. Outros fazem cursos de todos os tipos e não se especializam em nada. Ou seja, fazem tudo e não são bons em nada. Apenas vão fazendo o que aparece na expectativa de estar bem, de ganhar mais ouqualquer outro motivo. Assim, têm certificados de atendente de telemarketing, reciclagem de papel, organização de almoxarife, redação comercial, etc., etc., etc. Não tem foco. Desta forma, gerencie-se como uma empresa, ou se veja como alguém que tem uma carreira a estruturar. Com foco, com objetivo, com percepção de mercado.

Planeje seu currículo, planeje os cursos, eventos a participar, seja partedo dia-a-dia da sua faculdade sendo monitor, encampando projetos e pesquisas, enfim, construa sua educação formal. EXPERIÊNCIAS – Muitos se vêem como profissionais experientes, atualizados e de bem com a profissão. Quando perdem o emprego é que se dão conta das agruras de procurar outra ocupação que em geral paga menos ou valoriza menos do que realmente se está qualificado. Tudo isto fruto daprópria animosidade frente a atualização. Esta atualização, tão necessária passa por alguns caminhos, como por exemplo: conversa com outros profissionais; visita a outras empresas concorrentes ou não para captar novos meios de fazer algo, novas formas de abordagem e comportamento, revisão de erros e acertos e medidas de melhoria; participação em cursos, eventos, workshops entre outros da própria áreae de áreas afim, e assim por diante. Este item é similar ao anterior e consiste em gerenciar as experiências profissionais que podem ser úteis no presente e no futuro. Algumas dicas úteis: assine revistas especializadas (não somente de sua área); visite periodicamente outras empresas e aprenda com os acertos e erros alheios. Teste sua habilidade, troque informações. Aqui cabe aquela famosa...
tracking img