Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Disciplina: Psicologia
Professora: Maria Zoé Rios Fonseca de Andrade.
Questionário – Manuscrito - Individual

As respostas serão dadas a partir dos textos indicados disponíveis no xérox ou mediante pesquisas na internet ou bibliográficas.
Aluno (a):
Textos 1 e 2 – Um crime real: onde esta o culpado e - A Lei Jurídica e a Lei doinconsciente.
1 – A partir do “Um crime Real” lido em sala de aula Responda:
a – Qual a estrutura Psíquica de Tunico? Qual é a estrutura Psíquica de R?
A estrutura psíquica de Tunico é psicose, pois em seu comportamento há conflito entre o eu e o mundo externo, alucinações, delírios e alienação, sendo o mesmo portador de distúrbio antissocial, e ainda classificado como insano.
Já R, apresenta comoestrutura psíquica perversão, pois tem como característica transgressão da lei, ausência de afeto e tem consciência dos seus atos.
b – Cite três alterações de funções psíquicas que estão presentes no quadro psíquico de Tunico.
Desorientação delirante (perturbações do juízo de realidade, devido à presença de falsos conteúdos), dupla orientação (mundo real em sincronia ao mundo psicótico) edesorientação com turvação da consciência (a pessoa esta desorientada, pode ser causado devido ao álcool ou por doenças físicas, medicamentos).
c – Comente sobre as problemáticas vividas pelos sujeitos submetidos ao tratamento dado aos inimputáveis previsto pelo Código Penal, considerando os comentários de Louis Althusser citado no texto.
A problemática vivenciada pelo sujeito submetido ao tratamentodado aos inimputáveis reside no fato de ser totalmente afastado do convívio social, tendo o mesmo que se aceitar praticamente tudo que lhe é imposto, não podendo responder pelo seu crime.
d – Cite três características de R do texto A lei Jurídica que indicam as características de seu funcionamento psíquico.
Consciência (orientar-se de forma adequada, estar lúcido), orientação (capacidade desituar-se em relação a si e ao mundo no tempo e no espaço) e atenção (capacidade de se concentrar).
e – Quais são as consequências jurídicas a partir do diagnóstico da estrutura psíquica para R e para Tunico?
As consequências jurídicas para Tunico é inimputável, não será responsabilizado pelo crime por causa da alienação mental, há descaracterização da conduta do sujeito por parte da lei.
Rresponderá pelo delito apesar de não haver esperanças quanto a sua ressocialização.
2 – Quais são as 3 estruturas Psíquicas?
As três estruturas psíquicas são: Neurose, a Psicose e a Perversão.
Texto 3 – Dinâmica da vida psíquica.
3 – Faça uma síntese da parte inicial, primeiro parágrafo, do texto Dinâmica da vida psíquica.
Inicialmente ao se formar, Freud, dentre outros psiquiatras buscavamrespostas no tocante as desordens psíquicas no físico (parte orgânica do indivíduo), apesar das buscas, os mesmos não obtinha êxito, sendo assim, Freud decide então direcionar seus estudos ao funcionamento da mente humana de maneira mental e psíquica.
4 – Explique resumidamente as 3 instâncias da primeira tópica.
Trata-se de três níveis de consciência, nos quais Freud faz analogia a um iceberg naqual o inconsciente tem sua maior parte submersa (aqui reside o material reprimido no consciente, tal material não é perdido, mas há dificuldade da lembrança do mesmo, se manifesta normalmente em sonhos), o consciente que é parte acima da linha da água (trata-se de uma parte da mente que inclui tudo aquilo de que estamos cientes em um dado momento) e a parte abaixo desta linha que forma opré-consciente (conexão entre o consciente e o inconsciente).
5 – Explique resumidamente as 3 instâncias da 2º tópica.
As três instancias da segunda tópica dizem respeito ao ID (componente mais primitivo e pulsional da personalidade, possui o que é herdado desde o nascimento, não há aqui aplicação das leis lógicas do pensamento, há impulsos contrários, é regido pelo princípio do prazer, é irracional e...
tracking img