Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Data: 29/05/12 Tempo de Exercício: De 18:58 às 19:30
Experimento Nº: 7
Experimentadores: Lanna Roberta e Brenda Macedo
Sujeito experimental: 5Período de privação: 48 hrs.
‘‘Reforço Secundário e Extinção’’
Tivemos como objetivo observarmos à diminuição de resposta de pressão a barra por causa da quebra da relação estabelecida entre umaresposta operante o seu reforçador.
Como o sujeito associa o ‘‘clique’’ do bebedouro com o aparecimento de água. Fizemos esse comportamento entrar em extinção da seguinte maneira: Iniciamos oexperimento em CRF e depois que ele obteve água 5 vezes. Depois fizemos Razão Fixa de 5:1 ate o sujeito ter recebido 6 reforços, depois desses 6 reforços passamos a chave para o manual.
Depois que ele ficou4 minutos sem pressionar a barra tiramos o pote de água e colocamos a chave no automático. Assim toda resposta de pressão a barra foi seguida do barulho do bebedouro, mas não da obtenção de água,deixamos nesse esquema ate que o sujeito ficou 3 minutos sem pressionar a barra.
No minuto 1 não tivemos resposta do sujeito. Do minuto 2 ao minuto 4 deixamos em CRF. Do minuto 5 ao minuto 9 fizemosrazão fixa de 5:1 por6 vezes. No minuto 9 passamos a chave para o manual e não reforçamos ate esse comportamento ficar extinto. Sujeito experimentou ficou sem pressionar a barra do minuto 21 ao minuto 24.Então passamos para a segunda faze do experimento. No minuto 25 retiramos a vasilha de água e colocamos a chave de controle no automático. Assim toda resposta de pressão a barra que teve foi seguidaapenas do barulho do bebedouro e não da obtenção de água. Sujeito experimental pressionou 1 só vez no minuto 25, 21 vezes no minuto 26 e 15 vezes no minuto 28. Ficou sem pressionar a barra do minuto29 ao minuto 32 quando concluímos o experimento.
Nosso objetivo nesse experimento foi alcançado. Pois conseguimos fazer com que a associação do barulho do bebedouro a obtenção de água fosse...
tracking img